Assaltantes atacam em Schmölln e Nobitz – a polícia procura testemunhas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Houve vários arrombamentos em empresas e canteiros de obras em Altenburger Land. A polícia procura testemunhas com urgência.

Im Altenburger Land ereigneten sich mehrere Einbrüche in Firmen und auf Baustellen. Polizei sucht dringend Zeugen.
Houve vários arrombamentos em empresas e canteiros de obras em Altenburger Land. A polícia procura testemunhas com urgência.

Assaltantes atacam em Schmölln e Nobitz – a polícia procura testemunhas!

Em Altenburg, o aumento de arrombamentos em empresas e em canteiros de obras preocupa os moradores. Num incidente recente, pessoas desconhecidas atacaram nas instalações de uma empresa na Schmöllner Industriering entre 20 e 23 de junho de 2025. Os perpetradores roubaram um elevador de carga da traseira de um veículo. O valor deste dispositivo de construção está na faixa intermediária de quatro dígitos. Surpreendentemente, a invasão só foi denunciada à polícia uma semana depois e uma investigação sobre roubo grave está em andamento. A polícia está pedindo às testemunhas que possam ter visto algo que entrem em contato pelo telefone 0167908/2025 para fornecer informações. Esses incidentes mostram que é hora de estar vigilante na região.

Também foi registrado um arrombamento em Nobitz, ocorrido entre sábado e segunda-feira. Como resultado, as instalações comerciais de uma empresa foram saqueadas e os perpetradores roubaram dinheiro na faixa dos três dígitos. Eles também causaram danos médios de quatro dígitos ao edifício. Também aqui a polícia está investigando e pedindo ajuda ao público. Quem tiver informações pode ligar para o 03447 4710 com a referência 0167643/2025. Tais incidentes preocupam não apenas os empresários, mas também os residentes que se sentem inseguros no seu entorno.

Problema crescente de roubo em canteiros de obras

Mas não existem apenas problemas com arrombamentos em Altenburg e Nobitz. Os ladrões também atacaram em Meuselwitz: entre 21 de junho, às 18h. e 23 de junho de 2025, às 7h, uma grande quantidade de máquinas de construção manuais de alta qualidade, incluindo baterias, foi roubada de um canteiro de obras “Am Auholz”. A polícia estima os danos totais em cerca de 10.000 euros. Vários contentores de construção foram abertos à força e outros três contentores vazios foram danificados, mas nada foi roubado. Qualquer pessoa que tenha observado atividades incomuns nesse período pode entrar em contato com a polícia pelo telefone 0365 / 8234 1465.

As demandas por maiores medidas de segurança nos canteiros de obras estão aumentando. Os representantes da indústria e os serviços de segurança recomendam, entre outras coisas, a introdução de videovigilância, detectores de movimento e aumento das verificações nocturnas para evitar futuros roubos. Estas medidas poderiam ajudar a aumentar a sensação de segurança dos residentes e dos trabalhadores e dissuadir os ladrões.

Assaltos na Alemanha

O número de arrombamentos na Alemanha é preocupante. De acordo com as estatísticas atuais, ocorreram cerca de 119.000 roubos em apartamentos alemães em 2023, dos quais cerca de 77.800 foram classificados como roubos residenciais. O aumento de arrombamentos ocorreu pelo segundo ano consecutivo e atingiu o nível mais alto desde 2019. Para muitas pessoas, a proteção da privacidade e a sua própria sensação de segurança ficam gravemente prejudicadas após tais incidentes; As sequelas psicológicas não são incomuns. O risco é particularmente elevado nas áreas urbanas. Em Mülheim an der Ruhr, por exemplo, foi registada uma taxa de roubos de 283 casos por 100.000 habitantes.

A taxa de resolução de roubos residenciais é de apenas 14,9% em 2023, o que é baixo em comparação com a taxa global de todos os crimes. O que é particularmente surpreendente é que 42,9% dos suspeitos são de origem estrangeira. Estes números deixam claro que a questão dos assaltos representa um desafio para a sociedade como um todo que afecta não só as autoridades de segurança, mas também toda a população.

As pessoas em Altenburg, Nobitz e Meuselwitz são chamadas a apoiar-se mutuamente e a permanecer vigilantes. Somente juntos o crime pode ser combatido.