- Dia do Cuidado Alemão: Erfurt sob o signo da transformação social!
Erfurt sediará o 83º Dia do Bem-Estar Alemão, de 16 a 18. Setembro de 2025. Temas: Transformações e desenvolvimentos sociais.

<ol> <li>Dia do Cuidado Alemão: Erfurt sob o signo da transformação social!</li> </ol>
Por mais de 140 anos, o Dia Alemão do Bem-Estar reuniu importantes atores da política social, do direito social e do serviço social. Este ano, o 83º Dia Alemão do Bem-Estar acontecerá em Erfurt, de 16 a 18 de setembro de 2025. O evento tem como lema significativo: “Transformações, Social, Fazendo”.
O congresso, que se realiza a cada três anos em cooperação com uma cidade e um estado federal, visa reformar o fragmentado sistema pobre e oferece um fórum para intercâmbio colegial e interdisciplinar. A primeira edição do Dia do Bem-Estar, realizada em 1880, foi a pedra angular da fundação da Associação Alemã de Bem-Estar Público e Privado. v.
Pontos focais e objetivos
Este ano o foco do evento está nas implicações sociais dos processos de mudança social. O congresso procura formas de utilizar as transformações como uma oportunidade para mudanças estruturais e de integrar especificamente o “social” no desenvolvimento de estratégias de solução. Sob o patrocínio da Ministra Federal Karin Prien, o Dia Alemão do Bem-Estar também se tornará um sismógrafo para o desenvolvimento social.
“TRANSFORMAÇÕES · SOCIAL · FAZER” é mais que um lema; descreve a necessidade de seguir caminhos inovadores e encontrar abordagens comuns para enfrentar os desafios do serviço social. A tónica deve ser colocada no intercâmbio de experiências e de boas práticas, a fim de desenvolver ainda mais a profissão e adaptá-la às circunstâncias atuais.
Organizando organizações
A Associação Alemã para o Bem-Estar Público e Privado é o organizador central do congresso. O seu trabalho é fortalecido pela estreita colaboração com diversos atores e instituições do cenário social. Em eventos como o Care Day, fica claro que o conhecimento e a experiência em serviço social devem ser constantemente desenvolvidos para podermos responder às novas necessidades sociais.
Além disso, a Sociedade de Serviço Social (DGSA) destaca os desafios e oportunidades da profissão nas suas atividades. A troca de conhecimento e a colaboração entre diferentes disciplinas são aqui essenciais, como também ficou evidente na conferência anual da DGSA em 2022, que foi dominada pelo tema “Conhecimento partilhado – desenvolvimento de conhecimento na disciplina e profissão de serviço social”.
Será emocionante ver que novos impulsos e ideias o 83º Dia Alemão do Bem-Estar em Erfurt pode proporcionar. O compromisso de todos os envolvidos é necessário para enfrentar ativamente os desafios sociais do nosso tempo e para moldar os desenvolvimentos no campo do serviço social. Os próximos dias prometem inúmeras discussões aprofundadas e interfaces valiosas entre teoria e prática.
Qualquer pessoa interessada pode aceder a mais informações e eventos através das plataformas relevantes: por exemplo, no site da Associação Alemã de Bem-Estar Público e Privado ou através da DGSA, que comunica regularmente as suas atividades e formatos de intercâmbio.
Visite os links oficiais para mais detalhes: Erfurt.de, Clube alemão, e DGSA.