Erfurt brilha no ranking solar: quase o dobro de energia que em 2012!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Erfurt atinge 560 watts de produção solar por residente e ocupa o oitavo lugar na competição de potência. Progresso na proteção climática!

Erfurt erreicht 560 Watt Solarleistung pro Einwohner und belegt Platz acht im Wattbewerb. Fortschritte im Klimaschutz!
Erfurt atinge 560 watts de produção solar por residente e ocupa o oitavo lugar na competição de potência. Progresso na proteção climática!

Erfurt brilha no ranking solar: quase o dobro de energia que em 2012!

Erfurt mostra como funciona: Com uma produção solar instalada de 560 watts por habitante, a cidade está atualmente em oitavo lugar na chamada competição de potência. Este número impressionante é mais do que apenas uma estatística – é o resultado de um crescimento constante. Embora Erfurt tenha começado com 290 watts per capita há alguns anos, a produção quase duplicou. Isso coloca a cidade ainda à frente de lugares renomados como Heilbronn e Freiburg im Breisgau. Tal como a administração da cidade de Erfurt informa no seu atual comunicado de imprensa erfurt.de, este crescimento mostra que o boom solar dos últimos anos não deixou de ter um impacto.

Uma retrospectiva: No conceito de protecção climática de 2012, a cidade estabeleceu o ambicioso objectivo de atingir uma capacidade instalada de 100 megawatts (465 watts por habitante) até 2020. Mesmo que este objectivo não tenha sido totalmente alcançado, o progresso nos últimos anos proporcionou um novo impulso. O concurso de lodaçais, lançado em 21 de fevereiro de 2021, vai incentivar ainda mais a cidade. Isto continuará até que uma grande cidade consiga duplicar a sua produção fotovoltaica instalada por residente.

A corrida pelos melhores lugares

A competição é dividida em três categorias: grandes cidades com mais de 100 mil habitantes, vilas e municípios. O ranking acontece semanalmente e está na plataforma www.wattbewerbe.de visível. Erfurt está na impressionante companhia de Paderborn, que ocupa a primeira posição com quase 1.000 watts por residente. Os dados para este concurso baseiam-se no registo de dados mestre de mercado (MaStR) da Agência Federal de Redes, que garante que todos os sistemas fotovoltaicos instalados na Alemanha estão corretamente registados.

Estes desenvolvimentos não são importantes apenas para Erfurt, mas também para toda a transição energética na Alemanha. Como afirma a Agência Federal do Ambiente umweltbundesamt.de, as energias renováveis ​​cobriram 22,4% do consumo final bruto de energia em 2024. Um claro aumento de 0,8 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. O objetivo é aumentar esta percentagem para 41% até 2030. A energia eólica dá a maior contribuição, seguida pela biomassa e pela energia fotovoltaica.

O papel da energia fotovoltaica

Os sistemas fotovoltaicos que convertem energia solar em energia elétrica são uma parte essencial disso. Esses sistemas alimentam a rede com a energia gerada e, assim, ajudam a cobrir as necessidades energéticas. Mas a energia fotovoltaica depende do clima e só pode funcionar durante o dia. A energia eólica é, portanto, também utilizada em Erfurt para estabilizar a rede. Quando os níveis de alimentação estagnam, como durante períodos de calmaria, é utilizado um sistema de ciclo combinado para compensar a falta de oferta.

Outro dado interessante: ao converter resíduos orgânicos em eletricidade e biogás, o que é possível em fábricas de fermentação a seco, até 20.000 toneladas de resíduos podem ser convertidas em energia todos os anos, que também é alimentada na rede local. Estes desenvolvimentos mostram quão diversificado é o compromisso com as energias renováveis ​​em Erfurt.

O progresso que Erfurt fez na energia solar é um sinal encorajador de que outras cidades também podem atingir os seus objectivos energéticos se tomarem as medidas certas. É claro que o caminho para a transição energética ainda é longo, mas o passo em direcção a um futuro mais sustentável já é claramente perceptível em Erfurt.