A cultura iídiche celebra 25 anos: o grande festival em Erfurt começa em breve!
A cultura iídiche celebra 25 anos: o grande festival em Erfurt começa em breve!
Erfurt, Deutschland - O verão de 2025 é tudo sobre os erbes iídiche, porque o o verão de Yiddish. De 12 de julho a 17 de agosto, visitantes de todo o mundo podem mergulhar na fascinante cultura iídiche em Erfurt e Weimar. O festival começa com um grande concerto de abertura em 12 de julho, no qual The Yam Ensemble, Ilya Shneyveys e jovens talentos da Turquia, Grécia e Alemanha balançam ao palco.
O programa tem tudo: um total de 28 oficinas, uma série abrangente de filmes e um cabaré noturno fazem parte da oferta. Concertos com mais de 100 músicos de todo o mundo também estão no plano. ysw atraiu muitos talentos e espectadores com sua orientação intercultural desde sua fundação em 1999. Todos os anos existem entre 10.000 e 15.000 visitantes que apreciam a diversidade da cultura Yiddish.
Diversas programas e workshops
O festival oferece uma ampla gama de workshops que ocorrem de 13 de julho a 16 de agosto. Tópicos como "os outros europeus" ou "nova música iídiche" estão na agenda. As partes interessadas podem escolher entre 3 horas e 6 horas de oficinas adequadas para todos os níveis. Uma bola de dança empolgante acontecerá no dia 9 de agosto, enquanto a gala coroará o festival em 17 de agosto.
Overall, numerous appearances await the audience, including with the Yam Ensemble , which will play on July 13th in the Erfurt Zughafen, as well as the Ensemble Dray Doyres in the small Sinagoga em 19 de julho. Outros destaques são Dan Kahn e a dupla vocal Soveles em 24 de julho e Gennady Fomin na comunidade judaica em 27 de julho. Yair Dalal e a Caravana Orquestra, que ocorrerão no Zughafefen em 16 de agosto, também definiram os destaques.
Relevância cultural
O festival não apenas promove a troca entre músicos de diferentes origens, mas também contribui para o reconhecimento da linguagem e da cultura iídiche. Isso tem suas raízes em Aschkenas e foi reconhecido pela UNESCO como uma herança cultural intangível. Enquanto cerca de 11 milhões de pessoas falavam iídiche em frente ao Schoah, hoje existem apenas 1,2 milhão. Alan Bern , the festival manager, emphasizes that it is a central task of the festival to show the joy in the Yiddish culture and at the same time not to forget the dark chapters of history.
Para todos que desejam participar deste programa colorido, os ingressos estão disponíveis on -line, bem como nas informações turísticas de Weimar, Erfurt e Eisenach. Este ano promete uma experiência muito especial que homenageia o passado e analisa o futuro. Certamente será uma festa que toca o coração de todos os interessados em cultura!
Details | |
---|---|
Ort | Erfurt, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)