Na estrada novamente mais rápido: as empresas de transporte de Erfurt estão voltando aos intervalos de 10 minutos!
Erfurt está melhorando o transporte público: a partir de agosto de 2025, o EVAG voltará a funcionar a cada 10 minutos. Novos drivers e medidas para combater a escassez de pessoal.

Na estrada novamente mais rápido: as empresas de transporte de Erfurt estão voltando aos intervalos de 10 minutos!
Em Erfurt tem havido um caos no transporte público nos últimos meses que é difícil de ignorar. Os longos tempos de espera nas paragens de autocarro e eléctrico tornaram-se uma realidade diária. A boa notícia: a partir de 11 de agosto de 2025, Erfurter Verkehrsbetriebe AG (EVAG) retornará à frequência habitual de 10 minutos. Isso está acontecendo em consonância com o novo ano letivo, que parece promissor para muitos. O regresso ao horário normal tornou-se necessário após a introdução de um horário reduzido, em vigor desde Novembro de 2024, devido à escassez de pessoal causada, entre outras coisas, por doença e falta de trabalhadores qualificados. Em certas rotas, os passageiros tiveram de esperar horas pelos autocarros e comboios, uma vez que estes circulavam apenas a cada 20 a 30 minutos, enquanto algumas linhas ficavam completamente paralisadas aos sábados, relata. thueringen24.de.
Uma análise dos antecedentes mostra que o EVAG já tomou medidas concretas para melhorar as condições precárias. Não só foram contratados 57 novos motoristas, como também estão em curso programas adicionais de formação e entrada lateral para ajudar a manter a força de trabalho estável. No geral, estão planeadas novas rondas de formação para motoristas de autocarros nos próximos meses e os populares passeios turísticos pelas cidades estão a regressar gradualmente, o que permitirá à indústria do turismo respirar aliviada.
A falta de pessoal é uma questão central
Por que existem esses gargalos no transporte público? Uma razão significativa é o elevado nível de doenças e os longos períodos de formação, que se situam agora nos 12 por cento. Além disso, 197 motoristas de eléctrico estão actualmente em serviço em Erfurt, enquanto muitas empresas enfrentam dificuldades semelhantes em todo o sector. A escassez de trabalhadores qualificados é um problema alarmante no transporte público local. Até 2030, espera-se que cerca de 80 mil funcionários, principalmente os baby boomers, se aposentem. Para avançar na transição da mobilidade, até lá será necessário contratar um total de 110 mil novos funcionários, confirma o site VDV.
Além disso, um inquérito mostra que muitas empresas planeiam contratar novos funcionários, sendo que 74 por cento das empresas de transportes públicos inquiridas pretendem fazê-lo. A pressão contínua sobre o mercado de trabalho poderá, portanto, levar ao aumento dos problemas na área dos transportes públicos, não só em Erfurt, mas em toda a Alemanha nos próximos anos.
Desenvolvimentos futuros no transporte público
Mas o EVAG parece ter uma boa mão para controlar a situação. Conforme relatado, existem atualmente várias iniciativas em andamento para atrair pessoas que mudam de carreira. Quem estiver interessado em trabalhar nos transportes públicos deverá ter pelo menos 21 anos, ter concluído a formação profissional e possuir carta de condução classe B para poder trabalhar por turnos. A “Ferrovia dos Candidatos”, plataforma de informação sobre carreiras nos transportes públicos, pretende garantir o aumento do interesse.
A indústria da mobilidade está a crescer e os transportes públicos são mais do que nunca vistos como fundamentais para a ação climática. Apesar dos desafios actuais, resta saber se as medidas do EVAG ajudarão a estabilizar as operações. O regresso ao horário habitual é uma boa notícia para os passageiros em Erfurt que dependem de serviços de transporte fiáveis.