Segredos da Nobreza: Mulheres e Família no Século XIX Revelados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Palestra sobre famílias nobres no século XIX pela Prof. Monika Wienfort no dia 29 de outubro em Gotha. Entrada gratuita!

Vortrag über Adelsgeschlechter im 19. Jahrhundert von Prof. Dr. Monika Wienfort am 29. Oktober in Gotha. Eintritt frei!
Palestra sobre famílias nobres no século XIX pela Prof. Monika Wienfort no dia 29 de outubro em Gotha. Entrada gratuita!

Segredos da Nobreza: Mulheres e Família no Século XIX Revelados!

Na quarta-feira, 29 de outubro, a Biblioteca de Pesquisa Gotha, na Galeria dos Espelhos do Castelo Friedenstein, será palco de uma emocionante palestra. Como parte da exposição anual "ADEL MACHT STATE. The Gotha Court Calendar de 1763 a 1944", os Amigos da Biblioteca de Pesquisa Gotha e.V. convida cordialmente todos os interessados. A entrada é gratuita - um bom motivo para saber mais sobre o mundo multifacetado da nobreza! O tema “Mulheres, Homens e Famílias: Termos e Ideias da Nobreza no Século XIX” será apresentado pela Prof.ª Dra. Monika Wienfort da Universidade de Potsdam.

Em sua palestra, a professora Wienfort, que detém a cátedra de história Brandemburgo-Prussiana, examina como mulheres e homens do século 19 se descreviam como nobres e quais ideias eles tinham sobre isso. O foco está particularmente no aspecto da família, no qual se baseia a nobreza como grupo social. Os ouvintes podem esperar insights emocionantes sobre as experiências dos nobres da época Oscar am Freitag relata que a experiência de Wienfort em questões jurídicas e constitucionais história, com especial destaque para a história britânica e prussiana, valerá a pena.

Um olhar sobre as questões de gênero

A pesquisa sobre mulheres nobres tornou-se cada vez mais importante nos últimos anos. Por exemplo, o livro de Kubrova, baseado na sua dissertação de 2009, trata da posição discriminatória das mulheres nobres no sistema educativo e na sociedade no século XIX. Destaca-se uma lacuna nas pesquisas anteriores, que muitas vezes eram unilaterais, “inquestionavelmente masculinas” Querelles Net. Kubrova examina a questão de uma “vida boa” a partir da filosofia moral e analisa escritos autobiográficos de mulheres nobres como construções retrospectivas de significado. Seu trabalho é baseado em 36 autobiografias que fornecem insights interessantes sobre temas como família, casamento e trabalho.

A autora questiona o papel da família como espaço social e as opções de atuação que surgem para as mulheres. O que é interessante é que a polaridade de género era muitas vezes menos crucial para as mulheres nobres, desde que estas fossem capazes de permanecer reconhecidas na sociedade. Resultados reveladores mostram que, no final do século XIX, os aristocratas solteiros tiveram a oportunidade de trabalhar profissionalmente sem arriscar o seu estatuto social.

Crescente relevância da pesquisa aristocrática

O crescente interesse pela investigação aristocrática reflecte-se não só na publicação de livros, mas também em numerosas conferências e exposições. Antes da década de 1990, este tema recebia muito menos atenção, embora a nobreza desempenhasse um papel importante na história alemã. O foco da pesquisa atual está nos valores culturais da nobreza, na relação com a região e nação, bem como no status social na sociedade moderna H-Soz-Kult.

Parte da discussão também se refere à homogeneidade e diferença dentro da nobreza em termos de identidade nacional. Estas diferentes vertentes de investigação visam traçar uma imagem mais clara do papel e da identidade da nobreza e esclarecer o seu impacto social. Há também vozes críticas que observam que os valores da nobreza estão passando por mudanças dinâmicas que não são estáticas.

Para todos os que estão interessados ​​na emocionante ligação entre nobreza e questões de género, a palestra do Prof. Wienfort é uma excelente oportunidade para aprofundar a sua educação e descobrir novas perspectivas. Uma recepção subsequente para o círculo de amigos encerra a noite e convida você para novas discussões.