A Filarmônica da Turíngea celebra Vaňhal: Jornada sonora ao longo do tempo até o século XVIII!

Am 3. Juli 2025 spielt das Barockorchester der Thüringen Philharmonie in Gotha Werke von Vanhal, Dittersdorf und Haydn.
Em 3 de julho de 2025, a orquestra barroca da Filarmônica da Turíngia em Gotha tocará obras de Vanhal, Dittersdorf e Haydn. (Symbolbild/NAG)

A Filarmônica da Turíngea celebra Vaňhal: Jornada sonora ao longo do tempo até o século XVIII!

Gotha, Deutschland - A paisagem musical da Alemanha está atualmente enriquecida por um evento especial: a orquestra barroca da Thuringia Philharmonic Gotha-Eisenach traz obras do compositor tcheco com o apoio do bobo duplo virtuoso Roman Patkoló href = "https://www.concerti.de/vermischtes/barockorchester-thueringer-filhharmonie-spielt-vanhal-dittersdorf-haydn/"> Jan Křtitel Vaňhal , além de peças de Dittersdorf e Haydn. Vaňhal, também conhecido como Johann Baptist, é um clássico inicial do século 18, cujas obras para o contrabaixo o caracterizam. Ele é considerado um dos maiores compositores de contrabaixo de seu tempo e escreveu um concerto solo lendário para este instrumento.

Você sabia que Vaňhal era um dos maiores talentos conhecidos de seu tempo? Apesar de seu impressionante recorde de mais de 700 composições, muitas das quais foram perdidas, seu trabalho permanece sob o radar em público. Seu destino não é único, porque, por exemplo, seus contemporâneos, como Mozart e Haydn, tiveram que definir o curso inicial para permanecer nos livros de história. )

O caminho para a fama

Jan Křtitel Vaňhal nasceu em Nechanice em 1739 e já mostrou um talento musical notável quando criança, que foi reconhecida precocemente por seu professor, um professor e organista da escola da aldeia. Aos 18 anos, ele já era o principal organista de Opočno, que lançou as bases para sua carreira posterior. Em 1760, ele ganhou o interesse da Condessa Coloredo, que o enviou para Viena, onde estudou em Carl Ditters de Dittersdorf e rapidamente ganhou consciência. Uma anedota interessante: em Viena, ele estava conectado a personalidades como Wolfgang Amadeus Mozart e Christoph Willibald Gluck e até tocou no mesmo quarteto de cordas que Mozart, o que tornou possível trocar idéias e técnicas de composição.

Seu trabalho é caracterizado por uma variedade de gêneros, de mais de 100 sinfonias a quase 100 quartetos de cordas e duas óperas e centenas de peças de música de câmara. Vale ressaltar que, após um tempo de dificuldades pessoais e doenças mentais, Vaňhal se voltou para a música da igreja e só mais tarde retornou a outras formas de música. Segundo relatos, Vaňhal experimentou uma fase de confusão em seus últimos anos, o que levou ao fato de ele destruir muitas de suas pontuações antes de morrer em Viena em 1813

Um retorno para Vanhal

Agora, alguns séculos depois, é provável que um renascimento seja um renascimento para suas composições únicas. Through the performances with the Baroque orchestra of the Thuringia Philharmonie , Vaňhal’s music is made accessible to a wider audience. Durante a competição de música ARD, na qual vários intérpretes competem pelo favor do júri, também pode ser ouvido o icônico concerto de contrabaixo de Vaňhal. Tais oportunidades são cruciais para celebrar o trabalho de um mestre conhecido.

Sua música não faz apenas parte da identidade tcheco, mas também gradualmente encontra o caminho de volta aos palcos e nas salas de concertos da Europa. Talvez agora tenha chegado a hora certa para lidar com os sons de Jan Křitel Vaňhal e reviver uma peça de história musical esquecida.

Details
OrtGotha, Deutschland
Quellen