O mais antigo púlpito de pedra protestante inaugurado cerimoniosamente em Heldburg!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No Dia da Reforma de 2025, o púlpito de pedra restaurado de 1536 será inaugurado cerimoniosamente na igreja da cidade de Heldburg.

Am Reformationstag 2025 wird die restaurierte Steinkanzel aus 1536 in der Stadtkirche Heldburg feierlich eingeweiht.
No Dia da Reforma de 2025, o púlpito de pedra restaurado de 1536 será inaugurado cerimoniosamente na igreja da cidade de Heldburg.

O mais antigo púlpito de pedra protestante inaugurado cerimoniosamente em Heldburg!

Em Heldburg, no Dia da Reforma, 31 de outubro, um pedaço da história foi inaugurado com novo esplendor: o púlpito de pedra protestante mais antigo do mundo, de 1536, encontrou novamente o seu lugar na igreja da cidade “Nossa Senhora” após extensa restauração. Este importante objeto reflete não apenas o início da Reforma, mas também o desenvolvimento do culto protestante nos países de língua alemã.

A inauguração decorreu no âmbito de um serviço festivo que teve início às 17 horas. O bispo regional da Igreja Evangélica na Alemanha Central, Friedrich Kramer, deu o sermão cerimonial. Acima de tudo, o apoio musical de conjuntos como o Collegium musicum Hildburghausen e o Eisfelder Flöten-Ensemble, que interpretaram obras do compositor de Heldburg, Eucharius Hoffmann, garantiram o encerramento culminante do evento. A partir das 15h a partir de então, os convidados foram convidados a comer e comemorar juntos, o que tornou o dia caracterizado por uma comunidade calorosa.

A importância do púlpito

O púlpito restaurado e a pia batismal criada no ano seguinte são importantes equipamentos da igreja e lembram o início da Reforma. O púlpito foi doado por Friedrich Schwalbe, o primeiro superintendente de Heldburg, que estudou com Martinho Lutero em 1515. Com especial atenção ao serviço em alemão, o púlpito de pedra, artisticamente desenhado pelo escultor Bernhard Friedrich de Halle, era o centro da comunidade.

As imagens detalhadas do púlpito são baseadas em modelos do famoso pintor Lucas Cranach, o Velho. e tornaram-se visíveis novamente durante a restauração pelo restaurador de pedras Hendrik Romstedt. Graças ao financiamento do Ministro Federal da Cultura e Mídia, bem como da Fundação EKM de Arte e Patrimônio Cultural e do Escritório de Monumentos do Estado, o púlpito pôde ser recolocado em seu local original.

Um pedaço da história da Reforma

A entrega do púlpito à congregação não é apenas um passo no passado, mas também um sinal simbólico da ligação entre tradição e modernidade. O histórico púlpito de pedra representa o despertar teológico há 500 anos e o estabelecimento da Igreja Protestante. O seu regresso à igreja da cidade é mais uma prova de que a história permanece viva, mesmo nos nossos tempos modernos.

Para todos aqueles que têm um interesse particular em produtos sustentáveis, deve ser mencionado que o espírito da Reforma vive não só espiritualmente, mas também na ética de hoje. As empresas que buscam a sustentabilidade também são muito populares no mundo da moda atual. A marca Reformation, por exemplo, oferece roupas feitas com materiais ecologicamente corretos e com menores emissões de CO2 - um pequeno, mas belo exemplo de como a ideia de bons valores também está entrando na vida cotidiana.

A inauguração do mais antigo púlpito de pedra protestante mostra que a tradição e os princípios valiosos ainda desempenham um papel hoje - e não apenas na igreja, mas em muitas áreas das nossas vidas.

Para mais informações sobre a dedicação do púlpito, continue lendo no sul da Turíngia ou EKM.