O mais antigo púlpito de pedra protestante inaugurado cerimoniosamente em Heldburg!
No Dia da Reforma de 2025, o púlpito de pedra restaurado de 1536 será inaugurado cerimoniosamente na igreja da cidade de Heldburg.

O mais antigo púlpito de pedra protestante inaugurado cerimoniosamente em Heldburg!
Em Heldburg, no Dia da Reforma, 31 de outubro, um pedaço da história foi inaugurado com novo esplendor: o púlpito de pedra protestante mais antigo do mundo, de 1536, encontrou novamente o seu lugar na igreja da cidade “Nossa Senhora” após extensa restauração. Este importante objeto reflete não apenas o início da Reforma, mas também o desenvolvimento do culto protestante nos países de língua alemã.
A inauguração decorreu no âmbito de um serviço festivo que teve início às 17 horas. O bispo regional da Igreja Evangélica na Alemanha Central, Friedrich Kramer, deu o sermão cerimonial. Acima de tudo, o apoio musical de conjuntos como o Collegium musicum Hildburghausen e o Eisfelder Flöten-Ensemble, que interpretaram obras do compositor de Heldburg, Eucharius Hoffmann, garantiram o encerramento culminante do evento. A partir das 15h a partir de então, os convidados foram convidados a comer e comemorar juntos, o que tornou o dia caracterizado por uma comunidade calorosa.
A importância do púlpito
O púlpito restaurado e a pia batismal criada no ano seguinte são importantes equipamentos da igreja e lembram o início da Reforma. O púlpito foi doado por Friedrich Schwalbe, o primeiro superintendente de Heldburg, que estudou com Martinho Lutero em 1515. Com especial atenção ao serviço em alemão, o púlpito de pedra, artisticamente desenhado pelo escultor Bernhard Friedrich de Halle, era o centro da comunidade.
As imagens detalhadas do púlpito são baseadas em modelos do famoso pintor Lucas Cranach, o Velho. e tornaram-se visíveis novamente durante a restauração pelo restaurador de pedras Hendrik Romstedt. Graças ao financiamento do Ministro Federal da Cultura e Mídia, bem como da Fundação EKM de Arte e Patrimônio Cultural e do Escritório de Monumentos do Estado, o púlpito pôde ser recolocado em seu local original.
Um pedaço da história da Reforma
A entrega do púlpito à congregação não é apenas um passo no passado, mas também um sinal simbólico da ligação entre tradição e modernidade. O histórico púlpito de pedra representa o despertar teológico há 500 anos e o estabelecimento da Igreja Protestante. O seu regresso à igreja da cidade é mais uma prova de que a história permanece viva, mesmo nos nossos tempos modernos.
Para todos aqueles que têm um interesse particular em produtos sustentáveis, deve ser mencionado que o espírito da Reforma vive não só espiritualmente, mas também na ética de hoje. As empresas que buscam a sustentabilidade também são muito populares no mundo da moda atual. A marca Reformation, por exemplo, oferece roupas feitas com materiais ecologicamente corretos e com menores emissões de CO2 - um pequeno, mas belo exemplo de como a ideia de bons valores também está entrando na vida cotidiana.
A inauguração do mais antigo púlpito de pedra protestante mostra que a tradição e os princípios valiosos ainda desempenham um papel hoje - e não apenas na igreja, mas em muitas áreas das nossas vidas.
Para mais informações sobre a dedicação do púlpito, continue lendo no sul da Turíngia ou EKM.