Jena celebra Erlenhöfe: Nova área residencial para famílias e idosos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Jena está celebrando a construção habitacional “Erlenhöfe”, um projeto vitrine para habitação social com apartamentos atraentes e sem barreiras.

Jena feiert den Wohnungsbau der "Erlenhöfe", ein Vorzeigeprojekt für sozialen Wohnraum mit attraktiven, barrierefreien Wohnungen.
Jena está celebrando a construção habitacional “Erlenhöfe”, um projeto vitrine para habitação social com apartamentos atraentes e sem barreiras.

Jena celebra Erlenhöfe: Nova área residencial para famílias e idosos!

Muita coisa aconteceu na cidade inovadora de Jena: o novo bairro “Erlenhöfe” tornou-se um centro brilhante para famílias jovens e idosos. Nos últimos meses, cerca de 400 pessoas encontraram aqui um novo lar. Com oito edifícios e um total de 41 apartamentos, este projeto oferece não só espaço habitacional, mas também um espaço colorido que convida a desfrutar da vida quotidiana numa comunidade animada. O MDR relata que o foco está particularmente na acessibilidade, a fim de permitir que os idosos vivam de forma independente e oferecer às famílias espaço suficiente.

A renda básica de apenas 6,10 euros por metro quadrado é particularmente atractiva, o que facilita a sua implantação aqui em comparação com outros projectos residenciais. O desenho colorido do bairro, com diferentes alturas e reentrâncias dos edifícios, garante que a arquitetura não seja apenas funcional, mas também esteticamente atraente. Em frente às entradas, canteiros perenes cuidadosamente plantados convidam não só as pessoas, mas também os insetos a permanecerem. Este design verde cria uma ruptura bem-vinda no denso desenvolvimento e promove enormemente a sensação de vida.

Habitação social como chave para o sucesso

O projecto “Erlenhöfe” é considerado um projecto emblemático da cooperativa habitacional Carl Zeiss e poderá servir de modelo para futuros projectos de habitação social na Alemanha. Os projetos de habitação social devem atender a uma variedade de requisitos burocráticos para receber financiamento governamental. Os requisitos mais importantes incluem chuveiros sem barreiras e equipamentos de banheiro. Isto não se tornará menos relevante no futuro, porque o Governo Federal planeia disponibilizar um montante recorde de 21,65 mil milhões de euros para habitação social até 2028.

Com o objetivo de satisfazer as necessidades habitacionais das pessoas com pequenos e médios rendimentos, prevê-se também o reforço da promoção de apartamentos para arrendamento para famílias socialmente desfavorecidas, residências estudantis e apartamentos para estagiários. O projeto “Villa ganZ” em Hanôver também é um exemplo que mostra quão diversa e importante é a habitação social. Mas ainda há muitos desafios na agenda, como deixa claro o Relatório sobre os Desafios na Habitação Social.

Vivendo com um futuro

O aumento dos custos de construção e a falta de terrenos adequados, especialmente nas zonas urbanas, representam grandes desafios. Dada a evolução demográfica, são urgentemente necessárias soluções para satisfazer a elevada procura de unidades residenciais mais pequenas. Além disso, a integração e a participação social dos refugiados são um tema importante que deve ser tido em conta na habitação social. Há, portanto, um foco claro na criação de espaços habitacionais suficientes e de alta qualidade que promovam a coexistência.

O bairro “Erlenhöfe” em Jena é mais do que apenas um lugar para viver – é um passo na direção certa para satisfazer as necessidades modernas de espaço habitacional num mundo cada vez mais dinâmico. Se todos estes factores forem tidos em conta, a habitação social poderá continuar a contribuir para a criação de habitação a preços acessíveis como um instrumento comprovado e sustentável.