Jena comemora sua cerimônia de encerramento: Zeiss está investindo 500 milhões no futuro!
Cerimónia de encerramento da nova localização da Zeiss em Jena: investimento de 500 milhões de euros, 2.000 funcionários, conclusão da fase de construção da estrutura.

Jena comemora sua cerimônia de encerramento: Zeiss está investindo 500 milhões no futuro!
Uma grande celebração foi celebrada em Jena na quarta-feira: a cerimônia de conclusão da nova localização da Carl Zeiss AG marcou outro marco no processo de construção de um centro de alta tecnologia de última geração. Com um investimento de 500 milhões de euros, que foi aumentado em 150 milhões de euros, o impressionante projecto de construção não só fortalecerá a sede da Zeiss, mas também valorizará toda a região da Turíngia. A nova área tem cerca de 118 mil metros quadrados e tem previsão de conclusão até o final de 2026. Atualmente, o local está projetado para 2 mil funcionários, mas não se pode descartar futuras expansões. Esta informação vem de um artigo do Allgemeine Bauzeitung, que relatou extensivamente sobre a cerimônia de encerramento.
O escritório de arquitetura Nething projetou o complexo de edifícios, que é disposto em terraços e possui quatro asas em forma de dedo. O arquiteto Michael Keller explicou que o formato foi inspirado em prismas e que muitos vidros e espaços verdes deveriam ser integrados ao projeto. “O projeto tem apelo nacional”, como enfatizou o primeiro-ministro de Jena, Mario Voigt, na celebração. Juntamente com a Ministra da Economia, Colette Boos-John, ele esteve entre os convidados de destaque na cerimónia de encerramento que comemorou a conclusão da fase de construção da estrutura.
Construção e desafios
A estrutura das novas instalações da Zeiss envolve a utilização de 100.000 metros cúbicos de betão, criando uma pegada de carbono equivalente às emissões anuais de uma pequena cidade. A execução técnica da obra não é isenta de desafios: a laje da área de produção tem um metro e meio de espessura e assenta sobre 1.800 estacas de betão que atingem até 35 metros de profundidade no solo. A complexidade da obra também exige a construção de salas limpas e sistemas especiais de guindastes. O novo prédio também promove o intercâmbio entre os funcionários por meio de conexões de caminhos e conexões visuais bem pensadas.
Andreas Pecher, CEO da Carl Zeiss AG, enfatizou nas suas observações que o novo edifício representa um claro compromisso da nossa parte com o local onde fomos fundados. Isto também fortalecerá a área económica da Turíngia. A visão inclui um centro de seminários e conferências com uma sala Zeiss que acomodará até 800 pessoas.
Impacto na cidade
Dirk Lange, chefe de desenvolvimento urbano e meio ambiente de Jena, enfatizou o importante papel do projeto para a cidade. Não é apenas um projeto de construção, mas também moldará o bairro Westbahnhof e está parcialmente aberto ao público. Este desenvolvimento faz parte dos esforços abrangentes de desenvolvimento urbano na Turíngia, que também estão documentados no site do Tattenbank.
Com este ambicioso projeto, Jena envia um forte sinal para o futuro e mostra que o desenvolvimento urbano na Turíngia está no caminho certo. Só podemos esperar que as próximas etapas de conclusão corra bem para que as novas possibilidades se tornem realidade em breve.