Jena Youth Forum: O grande diálogo entre adolescentes e administração

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 25 de setembro de 2025, o 2º Fórum da Juventude teve lugar em Kassablanca, Jena, onde os jovens puderam levar as suas preocupações diretamente à administração da cidade.

Am 25.09.2025 fand im Kassablanca, Jena, das 2. Jugendforum statt, bei dem Jugendliche ihre Anliegen direkt an die Stadtverwaltung bringen konnten.
No dia 25 de setembro de 2025, o 2º Fórum da Juventude teve lugar em Kassablanca, Jena, onde os jovens puderam levar as suas preocupações diretamente à administração da cidade.

Jena Youth Forum: O grande diálogo entre adolescentes e administração

No dia 25 de setembro de 2025, o Kassablanca em Jena abriu as suas portas para o segundo fórum da juventude da cidade, que ofereceu uma discussão emocionante sobre as preocupações dos jovens e da administração municipal. mdr.de relata que o evento foi claramente estruturado e ofereceu aos participantes a oportunidade de apresentar seus tópicos em cinco minutos cada. Esses formatos são importantes para dar voz aos jovens e fazer com que as suas reivindicações sejam ouvidas.

Tópicos semelhantes foram reunidos e discutidos em pequenos grupos em diversas mesas temáticas, onde também se sentou o pessoal administrativo. Com petiscos e ambiente descontraído, os participantes ainda tiveram a oportunidade de puxar conversa. Os resultados dessas discussões foram registrados pelos moderadores. O chefe da corregedoria, Benjamin Koppe (CDU) e o chefe do departamento social e juvenil, Johannes Schleußner (SPD), garantiram que as propostas seriam integradas nos processos internos no que diz respeito à sua viabilidade e viabilidade financeira.

Insights sobre a administração da cidade

O objetivo do fórum da juventude era trazer as necessidades dos jovens de Jena para o diálogo com a administração da cidade. O evento não foi apenas uma plataforma de intercâmbio, mas também uma oportunidade para os participantes obterem informações sobre como funciona a administração da cidade. A agenda incluiu temas como ciclovias, horários do transporte público e os desafios que a burocracia traz consigo. Os jovens puderam contribuir com as suas ideias de projetos e sugestões de melhoria, a fim de influenciar diretamente o design do seu ambiente de vida, como enfatiza familie-jugend-sociales.jena.de.

Um participante impressionante foi Luca, de 12 anos, que, como um skatista apaixonado, expressou seu descontentamento com as rampas perigosas na pista de skate Lobeda-West. Embora um funcionário responsável tenha explicado que a instalação atendia aos padrões atuais, Luca sentiu-se ouvida, mas desejou que suas preocupações fossem levadas mais a sério. A preocupação deles era clara: as instalações de patinação deveriam ser classificadas como campos esportivos para aumentar a segurança dos usuários.

Participação contínua dos jovens

O fórum da juventude em Jena também se concentrou na perpetuação. Enfatizou-se que as propostas seriam discutidas com mais intensidade em reuniões futuras. O grupo diretor do Paradise 21, que há quatro anos promove ativamente a participação dos jovens, teve uma “boa mão” no planeamento do formato. Outra novidade foi a oportunidade para os jovens submeterem os seus temas online com antecedência, para que os representantes administrativos adequados pudessem estar no local.

A necessidade da participação dos jovens nas comunidades é inegável. Como foi constatado em vários inquéritos, os municípios são a chave para capacitar os jovens. As crianças e os jovens são diretamente afetados pelas decisões políticas locais, razão pela qual é importante oferecer-lhes oportunidades efetivas de participação. standards.jugendparticipation.de salienta que vários intervenientes, incluindo fundações e associações, apoiam esta participação, a fim de ancorar as vozes dos jovens na política local a longo prazo.

No geral, o Fórum da Juventude de Jena mostra como é importante que os jovens tenham uma palavra a dizer nas questões que os afectam directamente. Os próximos passos serão fundamentais para garantir que estas vozes continuem a ser ouvidas.