Milhares demonstram em Jena: anti -fascismo agora ainda mais!
Milhares demonstram em Jena: anti -fascismo agora ainda mais!
Jena, Deutschland - No sábado passado, houve vários milhares de ativistas antifa em Jena: dentro de uma demonstração impressionante com o slogan: "Agora é necessário mais do que o anti-fascismo é necessário! Liberdade para todos os antifascistas". A organização falou de quase 10.000 participantes: por dentro, enquanto a polícia estimou o número em cerca de 5.000. Essa demonstração foi uma resposta clara para a criminalização do anti -fascismo, os crescentes atos de violência e o fortalecimento da extrema direita. O lugar que Jena não foi escolhido por acaso-a cidade é conhecida como a casa do núcleo NSU terrorista de direita.
O evento ocorreu sob a bandeira de uma aliança de festas e grupos de esquerda e atraiu participantes: dentro de toda a Alemanha. Muitos jovens estavam presentes no mercado de madeira. Discursos como "Alerta Antifascista" soaram pelas ruas, enquanto alguns manifestantes ocasionalmente acenderam pirotecnia. Isso levou a três policiais feridos: por dentro e um número total de cinco crimes encontrados. A polícia esperava originalmente cerca de 2.500 participantes.
Solidariedade com ativistas em cativeiro: dentro
O foco da manifestação também foi o destino de Maja T., um ativista antifa de 24 anos de idade: em Jena, que atualmente é preso na Hungria. Ela é acusada de estar envolvida em dois ataques a extremistas da direita em fevereiro de 2023. Maja foi entregue à Hungria em junho de 2024 e está em isolamento há mais de onze meses. O julgamento contra eles, no qual os danos corporais e os membros da vida estão em discussão em uma associação criminal, está sendo executado desde fevereiro. Ela ameaça até 24 anos de prisão. Recentemente expressou dúvidas sobre sua greve de fome, que está em andamento há 12 dias.
Wolfram Jarosch, pai de Maja T., apareceu em uma conferência de imprensa e pediu seu retorno, mostrando a compreensão da greve de fome de sua filha. Em uma mensagem de vídeo, Maja fez saudações calorosas aos manifestantes, que a solidariedade entre o ativista: além disso, fortaleceu dentro. Zaid A., um ativista de Nuremberg que enfrentou a polícia em janeiro também falou na demo. Ele é inicialmente adesivo porque o escritório do promotor federal falou contra sua entrega.
Extremismo direito no avanço
The demonstration took place against a worrying background: According to the Constitutional Protection, the violence-oriented potential of the right-wing extremist has increased to around 15,300 people. Em 2024, foram registrados 37.835 crimes extremistas à direita, o que corresponde a um aumento de 47,4 % em comparação com 2023. O aumento dos atos extremistas da direita, que aumenta 11,6 % para 1.281 crimes, é particularmente preocupante.
Os manifestantes em Jena deixaram claro onde a viagem estava acontecendo com seus slogans como "assassinato nazista, o estado participa, a NSU não estava lá". A manifestação terminou pacificamente, mas a raiva e a determinação dos participantes mostram claramente que o anti -fascismo permanece muito popular mesmo nesses tempos desafiadores. Esse compromisso é mais importante do que nunca, dado o aterrorizante aumento nas atividades extremistas corretas. »
Details | |
---|---|
Ort | Jena, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)