Valiosas esculturas antigas regressam a Jena – celebração no dia 12 de novembro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 12 de novembro de 2025, a Universidade de Jena celebrará o retorno das esculturas antigas com uma cerimónia e palestras. Entrada gratuita!

Am 12. November 2025 feiert die Universität Jena die Rückkehr antiker Skulpturen mit Festakt und Vorträgen. Eintritt frei!
No dia 12 de novembro de 2025, a Universidade de Jena celebrará o retorno das esculturas antigas com uma cerimónia e palestras. Entrada gratuita!

Valiosas esculturas antigas regressam a Jena – celebração no dia 12 de novembro!

É uma celebração! A Universidade Friedrich Schiller de Jena está recuperando seus valiosos moldes de esculturas e relevos antigos. Essa retransmissão é importante não só para a universidade, mas para todos os acadêmicos da região. O regresso será celebrado em cerimónia pública na quarta-feira, 12 de novembro, às 18h00. no Rosensälen (Fürstengraben 27). Os visitantes são calorosamente convidados a participar deste evento especial. Como uni-jena.de relatado, o evento será acompanhado de saudações de representantes de alto escalão, incluindo o Prof. Andreas Marx, reitor da universidade, enriquece.

Um destaque da noite será a palestra do Dr. Heike Richter, que trata do tema “Viajando em círculos: Biografia(s) de moldes de esculturas antigas na Cátedra de Arqueologia Clássica da Universidade de Jena”. Esta palestra fornece informações sobre a emocionante história dos elencos e seu caminho de volta a Jena. A Profª Dra. Eva Winter destaca que os moldes são um sinal da erudição dos cidadãos de Jena e que foram recolhidos ao longo dos anos através de doações e taxas de entrada.

Um pedaço da história retorna

A coleção de moldes antigos tem uma história agitada. Foi originalmente instalado no Museu Arqueológico da Universidade de Jena em 1908, mas os caminhos continuaram: em 1962 mudou-se para o Palácio de Sondershausen e em 1983 finalmente para a coleção de antiguidades dos Museus Estatais de Berlim. Grande perda? Eu penso que sim. No entanto, muitos elencos retornaram a Jena por empréstimo permanente desde a década de 1990. Uma verdadeira mistura de história!

Os moldes são particularmente valiosos para pesquisa e ensino. Embora não haja dúvida de que é difícil avaliar com precisão o seu valor, alguns moldes hoje mostram imagens ainda mais precisas do que os originais, que sofreram muito com as influências ambientais. A preocupação com a preservação destas valiosas peças não é infundada, uma vez que atualmente não existe nenhum museu arqueológico. Por enquanto, os elencos estarão expostos em diversos locais da universidade.

Uma rede cheia de potencial

Mas Jena não está sozinha. Toda uma rede trabalha em segundo plano, liderada pela Prof. Dra. Johanna Fabricius, da Universidade Livre de Berlim, que gravou os moldes de gesso de esculturas antigas. Mais de 2.000 destes moldes estão agora acessíveis online e o projeto teve um efeito estimulante na visibilidade e documentação da coleção. Esta é uma incursão emocionante no futuro digital, como em schkult.fu-berlin.de é para ser lido.

Com uma variedade de colaborações e um objetivo claro em mente, os cientistas responsáveis ​​tiram o melhor proveito possível das coleções. A extensa documentação, algumas das quais incluem quase 9.000 fotos, não só garante uma boa preservação destas obras de arte, como também proporciona um acesso mais aprofundado aos interessados ​​e investigadores.

No geral, o regresso dos moldes não é apenas um sinal de esperança para a comunidade científica em Jena e não só, mas também uma celebração para todos os interessados ​​na antiguidade e na sua arte. Esteja lá e comemore conosco!