Grande incêndio em Gösselsdorf: Mais de 250 hectares de floresta em perigo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um incêndio florestal assola 250 hectares no distrito de Saale-Orla. Mais de 300 serviços de emergência estão combatendo as chamas.

Im Saale-Orla-Kreis wütet ein Waldbrand auf 250 Hektar. Über 300 Einsatzkräfte kämpfen gegen die Flammen.
Um incêndio florestal assola 250 hectares no distrito de Saale-Orla. Mais de 300 serviços de emergência estão combatendo as chamas.

Grande incêndio em Gösselsdorf: Mais de 250 hectares de floresta em perigo!

Há um grande incêndio na região de Gösselsdorf, em Saalfelder Höhe: um incêndio florestal se espalhou por mais de 250 hectares desde quarta-feira e representou um grande desafio para os serviços de emergência. A situação permanece tensa porque, de acordo com relatórios atuais da Antenne Thüringen, as chamas ainda não estão sob controle. Devido aos fortes ventos, novas brasas foram acesas, dificultando ainda mais os trabalhos de extinção.

Desde que o incêndio começou, às 17h30, o alarme de catástrofe manteve o nosso país em suspense. Mais de 300 bombeiros e ajudantes foram mobilizados para combater as chamas. Eles recebem apoio de drones que monitoram a situação do ar, bem como de helicópteros da polícia que podem saltar com até 1.000 litros de água. Apesar de todos os esforços, atualmente - de acordo com as conclusões da Nordbayern - não há chamas visíveis, mas o risco de incêndio permanece elevado.

Advertências e recomendações de saúde

O desenvolvimento de gases de combustão é outro problema sério. Os residentes de vários distritos da Turíngia, como Sonnerberg e Saale-Orla-Kreis, bem como de distritos vizinhos da Baviera, como Kronach, Kulmbach e Hof, foram alertados com urgência para manterem as janelas e portas fechadas e desligarem a ventilação e o ar condicionado. Atualmente, podem ser observados riscos para a saúde em Kronach, enquanto não há perigo agudo em Hof. O Ministro do Interior da Turíngia, Georg Maier, avaliou a situação como "grave", enquanto o primeiro-ministro Mario Voigt elogiou os serviços de emergência pelos seus esforços incansáveis ​​e apelou à cautela ao lidar com áreas florestais.

Uma propagação tão massiva de incêndios florestais não é apenas um problema regional, mas um fenómeno nacional. De acordo com Statista, a Alemanha tem lutado cada vez mais com este desafio nos últimos anos. Mais de 1.200 hectares foram destruídos por incêndios em 2023, o que é inferior aos mais de 3.000 hectares em 2022, o ano com a maior destruição em 30 anos, mas chama a atenção necessária para a mudança das condições climáticas. A frequência e a intensidade dos incêndios são aumentadas por verões cada vez mais secos e quentes, um desenvolvimento que também está a afectar gravemente outros países, particularmente no sul da Europa.

Um olhar para os próximos dias

Os trabalhos de extinção deverão prolongar-se até ao próximo fim de semana, à medida que novas brasas continuam a aparecer na floresta. A população alemã deve estar consciente destes riscos e tomar as medidas de precaução adequadas. Os serviços de emergência estão a trabalhar em estreita colaboração para conter os efeitos devastadores deste grande incêndio. ANTENNE THÜRINGEN informará continuamente sobre os desenvolvimentos e manterá os cidadãos atualizados.