Incêndio florestal em Saalfelder Höhe: operações dramáticas sob controle!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 3 de julho de 2025, ocorreu um incêndio florestal perto de Gösselsdorf. Unidades de proteção civil combateram o incêndio em 270 hectares.

Am 3. Juli 2025 brach ein Waldbrand bei Gösselsdorf aus. Katastrophenschutzeinheiten kämpften gegen das Feuer auf 270 Hektar.
Em 3 de julho de 2025, ocorreu um incêndio florestal perto de Gösselsdorf. Unidades de proteção civil combateram o incêndio em 270 hectares.

Incêndio florestal em Saalfelder Höhe: operações dramáticas sob controle!

Um dramático incêndio florestal em Saalfelder Höhe, na Turíngia, atraiu a atenção das forças de controlo de catástrofes da região. Um desastre foi declarado em 3 de julho de 2025, quando um incêndio na vegetação eclodiu perto de Gösselsdorf. Depois que a situação ficou rapidamente fora de controle, as unidades de controle de desastres do distrito de Schmalkalden-Meiningen foram solicitadas a apoiar o distrito de Saalfeld-Rudolstadt, como Rhoen Kanal relatado.

No total, o incêndio queimou uma área de quase 300 hectares, tornando-se o maior incêndio florestal na Turíngia em pelo menos três décadas. Os serviços de emergência, provenientes de vários corpos de bombeiros e associações distritais da DRK, trabalharam em condições difíceis caracterizadas pelo terreno e pelas mudanças nas condições meteorológicas. No entanto, na manhã de segunda-feira, 6 de julho, o incêndio foi controlado e o desastre foi imediatamente resolvido.

Amplo suporte

O distrito de Schmalkalden-Meiningen enviou vários trens de emergência especializados: do trem de emergência aquático ao trem de atendimento, que cuidava do abastecimento e alojamento dos serviços de emergência. Mais de 250 bombeiros e voluntários foram mobilizados e trabalharam mais de 60.000 horas, como enfatiza a equipe NDR com Florian Schlüter: “É importante que a água seja injetada profundamente no solo para abafar as brasas”. (NDR).

Helicópteros de combate a incêndios também foram utilizados nos primeiros dias de operação, mas não realizaram mais voos após a interrupção da produção no domingo. As condições meteorológicas circundantes influenciaram, no entanto houve algum alívio da chuva na previsão para segunda e terça-feira. No entanto, o desastre continuou ativo na região para garantir medidas orientadas para a segurança.

Proteção e conscientização florestal

A importância da floresta e da proteção florestal está em constante crescimento - isto também pode ser visto nos relatórios sobre água e medidas de combate a incêndios na Turíngia. A administração federal vem agregando dados sobre incêndios florestais desde a década de 1970 para fazer previsões e precauções para prevenir incêndios. Agência Federal para a Agricultura e Alimentação salienta que a proteção e preservação das florestas desempenha um papel cada vez maior na prevenção de incêndios florestais e na minimização das áreas perdidas devido a esses incêndios.

A experiência deste incêndio de grande escala será incorporada no acompanhamento das operações correspondentes e moldará exercícios futuros. O incidente de 3 de Julho demonstrou mais uma vez a importância de uma resposta bem coordenada em situações tão críticas - esta é a única forma de proteger a natureza e, em última análise, a vida das pessoas nas regiões afectadas.