Incêndio florestal na Turíngia: chuva traz esperança, evacuação suspensa!
Em 8 de julho de 2025, foi levantado o estado de calamidade devido a um incêndio florestal na Turíngia; O trabalho de extinção está em andamento.

Incêndio florestal na Turíngia: chuva traz esperança, evacuação suspensa!
Em 8 de julho de 2025, a situação ameaçadora na Turíngia se acalmou. O desastre causado pelo incêndio florestal em Saalfelder Höhe foi resolvido. No entanto, ainda demorará alguns dias até que os trabalhos de extinção subsequentes sejam completamente concluídos. “A situação em algumas áreas da operação permanece estável”, explica Peter Lahann, porta-voz do escritório distrital de Saalfeld-Rudolstadt. Mas ainda é preciso atenção, pois sempre há trechos que reaparecem.
O relevo é particularmente agradável graças às chuvas que caíram em Gohrischheide, ao norte da Saxônia. Nas últimas semanas, cerca de 650 bombeiros e equipes de emergência lutaram incansavelmente contra as chamas. Existem agora cerca de 60 bombeiros no local e utilizam câmeras térmicas portáteis para detectar brasas. Drones com câmeras de imagem térmica também estão sendo usados para evitar maior propagação.
Retorno de moradores e grande área florestal afetada
Numa reviravolta positiva, os residentes da cidade de Heidehäuser podem agora regressar, agora que a evacuação foi suspensa. Cerca de 100 pessoas foram afetadas, incluindo residentes de uma casa de repouso. O incêndio de Gohrischheide afetou até agora uma área alarmante de cerca de 2.100 hectares – mais do que a área média anual normalmente perdida devido a incêndios florestais na Alemanha.
Para efeito de comparação: no ano anterior, 463 incêndios destruíram cerca de 334 hectares de área florestal. Os dados sobre incêndios florestais têm sido registados sistematicamente na Alemanha desde a década de 1970, a fim de identificar e minimizar tendências e riscos numa fase inicial. O objectivo é claro: reduzir a destruição de áreas florestais através de calamidades como os incêndios florestais e proteger a floresta como um recurso importante. Afinal, não tem apenas funções úteis, mas também protetoras e recreativas, que são de grande importância numa região densamente povoada. ble.de enfatiza a importância de evitar tais incidentes da melhor forma possível.
Causas e investigações
A Polícia Judiciária já começou a investigar a causa do incêndio. O incêndio eclodiu perto de Gösselsdorf na quarta-feira da semana passada e até agora acabou sendo um dos maiores incêndios florestais na Turíngia em cerca de 30 anos. A queima massiva de terras levanta questões sobre a situação de segurança nas áreas florestais. Resta saber que factores levaram a este desenvolvimento catastrófico.
A situação mostra mais uma vez quão vulneráveis são as nossas florestas. Apesar do intenso trabalho de combate a incêndios, o risco de incêndios permanece consistentemente elevado. Espera-se que as medidas actuais ajudem a controlar melhor os futuros incêndios florestais e a proteger as impressionantes áreas florestais da nossa pátria. Voz.de e Spiegel.de continuar a informar sobre os desenvolvimentos em torno deste incêndio florestal.