Tempos ensolarados para Schmalkalden-Meiningen: os sistemas fotovoltaicos estão em alta!
No distrito de Schmalkalden-Meiningen, a utilização de energia fotovoltaica para gerar energia está a aumentar rapidamente.

Tempos ensolarados para Schmalkalden-Meiningen: os sistemas fotovoltaicos estão em alta!
Muita coisa está acontecendo na área de energias renováveis no distrito de Schmalkalden-Meiningen. O uso de energia fotovoltaica (PV) para gerar energia está aumentando rapidamente aqui. Cada vez mais cidadãos recorrem a fontes solares para obter energia. De acordo com um relatório da agência estatal de energia da Turíngia, Thega, as famílias e as empresas obtêm cada vez mais eletricidade do sol. Há apenas alguns anos, o distrito tinha pouca importância na produção de electricidade verde. Mas isso está a mudar à medida que cresce a procura por energia limpa. Andreas Braun, da Agência de Energia da Turíngia, confirma que o número de parques solares no distrito aumentou significativamente. Além do moinho eólico existente com uma produção de 600 quilowatts, não existem atualmente novas turbinas eólicas na região, o que coloca o foco da produção de energia fortemente na energia solar. No sul da Turíngia também relata a agência estadual de energia.
Uma olhada nos números mostra a extensão desse desenvolvimento. Num único ano, o número de sistemas solares na Turíngia aumentou cerca de 30.000. Em 31 de dezembro de 2024, já existiam um total de cerca de 100.000 sistemas fotovoltaicos no Estado Livre. Cerca de 12.700 novos sistemas solares foram instalados somente no primeiro semestre de 2024. Em comparação com o ano anterior (com 12.108 novos sistemas), é evidente que o entusiasmo pela energia solar está a crescer continuamente. O distrito de Wartburg é o pioneiro com 8.249 sistemas, seguido por Eichsfeld com 7.087 sistemas e a capital do estado, Erfurt, com 5.286 sistemas instalados. No final da lista está o distrito de Sonneberg com apenas 2.326 sistemas. Thega – Centro de Serviços de Energia Solar mostra o quanto este desenvolvimento ganhou impulso.
Crescimento através de novas tecnologias
O facto de tanto os grandes sistemas solares como os sistemas fotovoltaicos de pequenas varandas estarem em ascensão prova a elevada procura destas tecnologias. No primeiro semestre de 2024, foram instalados 5.843 novos sistemas fotovoltaicos de varanda. Isso eleva o número total para cerca de 14.000 na Turíngia. Isto representa um aumento dramático em comparação com o ano anterior, quando foram adicionados quase 3.000 novos sistemas. Em média, existem hoje 47 sistemas fotovoltaicos por 1.000 habitantes, o que representa um verdadeiro passo para um fornecimento de energia sustentável.
A capacidade total instalada de todos os sistemas fotovoltaicos na Turíngia é agora de 2.801 megawatts, o que já cobre 23% do consumo de eletricidade no Estado Livre. No ano passado ainda era de 19%. Este crescimento sinaliza não apenas uma mudança na política energética, mas também uma maior consciência da população sobre a necessidade de energias renováveis. Thega forneceu informações muito boas sobre este tópico.
Em resumo, pode-se dizer que a energia solar está em ascensão em Schmalkalden-Meiningen e em toda a Turíngia e não só contribui para um fornecimento de energia amigo do ambiente, mas também estimula a economia local. Este é um bom negócio para todos que desejam se comportar de forma ambientalmente consciente e ao mesmo tempo apostar em um conceito de energia sustentável. Continua a ser emocionante ver como este potencial continuará a desenvolver-se nos próximos anos.