Grande momento em Sonneberg: Palestra sobre meteoritos sobre descobertas celestiais!
No dia 30 de junho de 2025, o especialista em meteoritos Dieter Heinlein fará uma palestra sobre meteoritos no Museu de Astronomia Sonneberg.

Grande momento em Sonneberg: Palestra sobre meteoritos sobre descobertas celestiais!
O fascínio pelos meteoritos atrai visitantes ao Museu de Astronomia do Observatório Sonneberg. Na vinda30 de junho de 2025ausente19hHaverá uma emocionante palestra intitulada “Quando chove fogo e metal do céu”. O palestrante é o experiente especialista em meteoritos Dieter Heinlein de Centro Aeroespacial Alemão (DLR), que coleta e estuda meteoritos há mais de 45 anos. Sua experiência é incomparável: mais de6.000Ele avistou suspeitas de descobertas de meteoritos na Alemanha, mas apenas cinco deles se revelaram reais. Estes incluem três meteoritos de pedra e dois raros meteoritos de níquel-ferro de Issigau e Wedel.
A descoberta mais impressionante, o meteorito Issigau, é também o maior meteorito descoberto na Alemanha, pesando mais de136 quilogramas. Na palestra, Heinlein explicará as circunstâncias da descoberta e os métodos de exame e classificação desses corpos celestes. Particularmente importante é o “Dia do Asteróide” 2025, que chama a atenção global para a importância dos objetos próximos da Terra. As taxas de entrada estão incluídas6 eurospara adultos e4,50 eurosExtremamente acessível para escolares e estudantes, não sendo necessária inscrição prévia. As portas do museu estão abertas de terça a domingo13h às 17haberto, o endereço é Sternwartestrasse 32, Sonneberg-Neufang, e se você tiver alguma dúvida, ligue para (03675) 81218.
Meteoritos de Brandemburgo
A empolgação com os meteoritos não se limita apenas a Sonneberg. Os cientistas estão atualmente pesquisando a área ao redor de Nennhausen, em Havelland, em busca de pedaços do asteróide “2024BX1”. Em uma descoberta bem-sucedida relatada na última sexta-feira, especialistas de... DLR confirmar que as peças encontradas realmente vieram deste asteroide. Jörn Helbert, um importante cientista, explicou que as descobertas são interessantes para a investigação porque são recentes e podem fornecer mais informações sobre as condições atmosféricas quando ocorreram.
O que há de especial nesses pedaços de meteorito: eles são acinzentados com manchas brancas, o que os distingue dos meteoritos carbonáceos pretos mais comuns. A sua análise poderá fornecer informações adicionais sobre a composição do asteróide e as circunstâncias da sua entrada na atmosfera da Terra.
Observações e descobertas na Alemanha
Ao observar as descobertas de meteoritos na Alemanha, percebe-se que muitas peças não foram observadas, mas suas origens contam uma história emocionante. DLR documenta numerosos casos, com o meteorito Blaubeuren, por exemplo, apenas a ser encontrado em 1989, enquanto a sua queda provavelmente ocorreu muitos séculos antes. Em contraste com isto está o meteorito “Neuschwanstein”, cuja queda foi observada em 2002, e a subsequente redescoberta de fragmentos pela rede de detecção de meteoritos DLR.
Estes esclarecimentos e a investigação em curso ilustram o quão vital é o interesse e o trabalho em torno da investigação de meteoritos na Alemanha. Os próximos eventos e as descobertas atuais não só oferecem informações interessantes sobre o mundo dos meteoritos, mas também um incentivo para mais pesquisas e descobertas.