Escola de condução de Ebertshausen: A tradição vence a tecnologia quando se trata de treinamento de direção!
A Ebertshäuser Driving School Baumbach comemora 35 anos, aposta na formação prática e se opõe ao uso de simuladores.

Escola de condução de Ebertshausen: A tradição vence a tecnologia quando se trata de treinamento de direção!
A autoescola Baumbach é agora um rosto conhecido em Ebertshausen. Thomas Baumbach dirige a escola há 35 anos e tornou-se conhecido pelo seu compromisso pessoal com a formação de condutores. No entanto, não se orienta pelas tendências atuais, como a utilização de simuladores de condução, o que lhe valeu recentemente palavras positivas do presidente da Câmara, Torsten Widder, que homenageou a autoescola por ocasião do aniversário. No entanto, Baumbach está cético e rejeita sugestões para reduzir as horas obrigatórias e confiar mais em simuladores, que estão se tornando cada vez mais populares em muitas escolas de condução.
Uma das preocupações centrais de Baumbach é a qualidade da formação dos motoristas. Ele vê que as habilidades de condução dos jovens estão diminuindo atualmente em comparação com anos anteriores. Não muito tempo atrás, há cerca de 15 anos, a estreita estrada Hinterhügel em Zella-Mehlis era frequentemente escolhida como rota de teste, o que representava desafios para os examinadores e examinados. “Quando escolhi esse caminho naquela época, a maioria dos meus alunos foi aprovada”, lembra Baumbach, traçando uma linha clara até a geração atual.
A tendência para simuladores de direção
Simuladores de direção como eles na plataforma drivingschoolsimulator.com oferecidos não são apenas muito populares na Alemanha, mas também em todo o mundo. Esses dispositivos proporcionam experiências de treinamento reais para vários tipos de veículos, incluindo carros, caminhões e até veículos especializados, como carros de bombeiros ou ambulâncias. Com o desenvolvimento de simuladores ao longo de mais de 23 anos, também foi dada grande importância à integração de sistemas potentes e certificados.
Um destaque é a capacidade de simular uma ampla gama de condições de condução - seja de dia ou de noite, com sol ou chuva, os alunos de condução podem demonstrar as suas habilidades nas condições meteorológicas escolhidas. O software simulador é pedagogicamente bem pensado e permite um aprendizado seguro na simulação de trânsito. Também documenta dados relevantes, como distâncias e visibilidade, o que é particularmente importante para a segurança no trânsito. Além disso, esses sistemas permitem uma formação económica e amiga do ambiente.
O debate sobre simuladores na formação de autoescolas
Em contraste, Baumbach permanece cético quanto à substituição completa dos métodos tradicionais de ensino por simuladores. Ele ressalta que a experiência prática na estrada é insubstituível e não pode de fato ser substituída por um simulador. Muitos instrutores de condução também criticam isto, salientando que situações críticas não podem ser praticadas num ambiente controlado, o que representa uma limitação significativa dos métodos convencionais de treino.
A discussão sobre se o uso de simuladores de direção no treinamento para carteira de motorista é a resposta aos desafios da educação moderna no trânsito provavelmente continuará por muito tempo. Baumbach tem certeza: “A qualidade da formação deve estar em primeiro lugar, independentemente dos desenvolvimentos atuais”. Nesta área de tensão, resta saber como o panorama das autoescolas se desenvolverá nos próximos anos.