Invasão da prefeitura de Suhl: os tolos conquistam a cidade na abertura do carnaval!
A temporada de carnaval começa em Suhl no dia 11 de novembro de 2025 às 11h11 com a tradicional tomada da prefeitura e comemorações.

Invasão da prefeitura de Suhl: os tolos conquistam a cidade na abertura do carnaval!
Em 11 de novembro de 2025, Suhl marcou o início da temporada de carnaval com uma magnífica invasão da prefeitura, que começou pontualmente às 11h11. Tradicionalmente, os tolos se reuniam na praça do mercado para vivenciar o clímax festivo da entrega das chaves. O prefeito André Knapp apenas baixou a enorme chave da prefeitura até a altura do portal da prefeitura. Tarefa quase impossível para os presidentes dos quatro clubes carnavalescos - DCV, SCV Ikalla, SCC e ZCC - que, portanto, não conseguiram pegar a chave. Em vez disso, os felizes amigos carnavalescos, um tanto desamparados, tiveram que chamar o zelador Holger para abrir a porta da prefeitura. Enquanto isso, Gunter Hennig e René Saft atuaram como apresentadores para manter o clima diante dos cerca de 300 espectadores que se reuniram na praça do mercado para não perder o espetáculo.
O ambiente foi caracterizado por música, dança e bom humor. Durante as primeiras comemorações da quinta temporada, que incluíram muitas paradas espontâneas em restaurantes, a expectativa pelos dias malucos já era palpável. O carnaval de Suhl permite que as pessoas se reúnam e esqueçam as preocupações do dia a dia. Essa é exatamente a essência do carnaval: “Os tolos tomam o poder e tudo vira de cabeça para baixo”, como tradicionalmente dita o costume renano.
O costume de invadir a prefeitura
A tempestade na prefeitura tem tradições profundamente enraizadas que são conhecidas na Renânia e além. A Câmara Municipal é simbolicamente ocupada pelos tolos, e o presidente da Câmara é obrigado a entregar a chave da Câmara aos tolos, o que anula a ordem habitual. O costume remonta ao século XIV e evoluiu ao longo dos anos. Em muitas regiões, a entrega das chaves é utilizada como uma transferência simbólica de poder, que marca o início do carnaval. Este festival foi celebrado de forma animada em Suhl e mostra a importância deste costume para a comunidade. Os tolos não são apenas homenageados, mas também trazem críticas sociais bem-humoradas e moldam o evento com discursos criativos.
O discurso bem-humorado na entrega das chaves, proferido por um prefeito ou prefeito, é parte integrante da tempestade na prefeitura. Esses discursos costumam ser salpicados de humor e charme, mas também com uma piscadela para as questões sociais. Os tolos mostram que às vezes é permitido questionar a ordem “normal”.
Uma celebração para todos
A temporada de carnaval, que vai até a Quarta-feira de Cinzas, continua a partir daqui e traz consigo uma variedade de outros eventos. A tomada da Câmara Municipal é apenas o início de um grande festival que reúne pessoas tanto a nível regional como nacional. O 11.11. é comemorado em muitas partes da Alemanha como o tradicional início do carnaval e tem um lugar especial no coração das pessoas. Em Suhl, este dia é devidamente homenageado e, com a sua solenidade única, estabelece padrões para os dias que virão, nos quais os tolos continuarão a controlar as ruas e praças.
Em última análise, o carnaval de Suhl mostra que não há diferenças no estarmos juntos e na alegria de festejar, mas que todos fazemos parte de um espetáculo colorido. A volta dos tolos não traz apenas felicidade, mas também a promessa de um momento inesquecível que ficará por muito tempo no coração das pessoas.
Para mais informações e uma retrospectiva de safras e tradições passadas, visite os relatórios de insuedthueringen.de, redenwelt.de e a descrição abrangente Wikipédia.