A Turíngia está se preparando: mercados de Natal com as mais altas precauções de segurança
Os mercados de Natal em Suhl e na Turíngia estão a equipar-se com novas medidas de segurança para oferecer proteção contra possíveis perigos.

A Turíngia está se preparando: mercados de Natal com as mais altas precauções de segurança
Com a época contemplativa do ano ao virar da esquina, a Turíngia está a modernizar os seus mercados de Natal. Um tema que está na mente de muitas pessoas são as precauções de segurança que estão a ser tomadas nas cidades de Jena, Erfurt, Eisenach, Weimar, Sonneberg, Suhl, Mühlhausen e Gera. A autoridade local está a investir em barreiras rodoviárias móveis, bloqueadores de betão e pessoal de segurança adicional para proporcionar um ambiente tranquilizador aos visitantes. reportagens da n-tv que apesar destas medidas não há provas concretas de uma situação de risco acrescido. Isto é particularmente encorajador tendo em conta os incidentes ocorridos nos mercados de Natal no passado.
O acontecimento de 20 de dezembro de 2024, quando um ataque abalou o mercado de Natal de Magdeburg, deixou rastros claros. Seis pessoas morreram, incluindo um menino de nove anos, e mais de 300 ficaram feridas. Este incidente foi um alerta para as cidades alemãs reverem os seus conceitos de segurança. Nesta situação tensa, Jena está a investir cerca de 150.000 euros em medidas de segurança, que incluem protecção de acesso e barreiras móveis, bem como protecção contra roubo e protecção contra incêndio. Destaques do Thüringen24 que não havia provas específicas de um aumento da criminalidade nos últimos anos.
O alto preço da segurança
No entanto, as medidas de segurança não vêm sem custos. Como Relatórios Tagesschau, os elevados requisitos de segurança prejudicam o planeamento orçamental dos organizadores. Os mercados mais pequenos, em particular, estão a sentir a pressão, pois muitas vezes não dispõem dos recursos financeiros para implementar conceitos de segurança abrangentes. Está a tornar-se cada vez mais difícil para muitas cidades e equipas de eventos fornecer as dispendiosas barreiras terroristas e o pessoal de segurança necessário. Em Jena, por exemplo, a taxa de stand para os operadores de stand manteve-se constante desde 2016, apesar do aumento dos custos de segurança.
São necessárias soluções práticas: os responsáveis na Turíngia concordaram que os mercados de Natal serão montados individualmente, com conceitos de segurança próprios e adaptados às respetivas circunstâncias dos locais. Estes elevados investimentos em segurança destinam-se, entre outras coisas, a garantir que os mercados de Natal possam decorrer normalmente. Isto inclui também o anúncio de uma “Hora de Silêncio” às quintas-feiras, a partir de 2024, para permitir que pessoas com sensibilidade ao ruído tenham uma visita sem stress.
No geral, verifica-se que a antecipação pelos eventos festivos permanece ininterrupta, mesmo que as precauções de segurança em todas as cidades estejam a tornar-se mais intensas e dispendiosas. Os esforços de segurança são de extrema importância para todos os envolvidos, para que cidadãos e visitantes possam ter um Natal despreocupado.