Delegação da Turíngia em Israel: Esperança para a proteção civil e a economia!
O Ministro do Interior, Georg Maier, viajará a Israel em 9 de novembro de 2025 para discutir o uso civil de desenvolvimentos militares e parcerias económicas.

Delegação da Turíngia em Israel: Esperança para a proteção civil e a economia!
Uma visita importante está iminente: o Ministro do Interior, Georg Maier, irá a Israel como parte de uma viagem de delegação. O objectivo desta viagem é explorar os desenvolvimentos militares do país para fins civis – um conceito conhecido no mundo profissional como “dual use”. A tónica está particularmente nos temas da protecção civil e da resiliência social, que se tornaram mais explosivos desde a crise da Corona e a guerra na Ucrânia. A Turíngia demonstra grande interesse em aprender com as experiências de Israel sobre como se adaptar em tempos de crise. MDR relata que Israel é um exemplo particularmente relevante a este respeito, já que o país vive com conflitos e agitação social há décadas.
A sociedade e a economia israelitas aprenderam a adaptar-se constantemente a estes desafios. Antes do início da guerra em Gaza, dezenas de milhares de israelitas manifestaram-se contra a reestruturação do sistema judicial levada a cabo pelo governo de Benjamin Netanyahu, que também afectou significativamente a indústria de alta tecnologia. Este importante sector da economia sofreu recentemente: pela primeira vez, a indústria está a contrair-se e o desemprego atinge níveis acima da média. As críticas internacionais ao governo de Netanyahu também deixaram a sua marca na economia.
Esperança para a economia israelense
No meio desta difícil situação, a visita da delegação da Turíngia é vista como um raio de esperança para a economia israelita. O primeiro-ministro Voigt enfatizará a importância da inovação, coragem e solidariedade durante conversações políticas no Knesset e com representantes do governo em Jerusalém. Juntamente com o Ministro do Interior Maier, o objetivo é expandir as parcerias existentes entre as empresas da Turíngia e as start-ups israelitas e consolidar a cooperação nas áreas da ciência, política e sociedade. Um empresário da Turíngia também assinará um novo contrato com a sua empresa parceira durante a sua estadia, o que poderá fortalecer ainda mais a cooperação.
A delegação ficará em Israel até quinta-feira, dando aos representantes da Turíngia a oportunidade de terem uma ideia das condições no local e trocarem experiências valiosas. O foco aqui está na criação de estruturas resilientes e no intercâmbio de melhores práticas, a fim de enfrentar conjuntamente os desafios decorrentes das crises globais.
A Turíngia mostra assim um bom talento para lidar com as relações internacionais e quer aprender com a força de Israel como se afirmar em tempos difíceis. Dado o elevado nível de participação da indústria de alta tecnologia nos movimentos sociais em Israel, é também importante que os empresários da Turíngia compreendam a segurança jurídica e as condições para investimentos na região.