Dr. Brodführer: Ritmo de mudança no distrito de Wartburg!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Michael Brodführer, administrador distrital desde julho de 2025, traz uma lufada de ar fresco ao distrito de Wartburg com foco na economia, imigração e administração.

Dr. Michael Brodführer, seit Juli 2025 Landrat, bringt frischen Wind in den Wartburgkreis mit Fokus auf Wirtschaft, Zuzug und Verwaltung.
Michael Brodführer, administrador distrital desde julho de 2025, traz uma lufada de ar fresco ao distrito de Wartburg com foco na economia, imigração e administração.

Dr. Brodführer: Ritmo de mudança no distrito de Wartburg!

Em 1º de julho de 2025, o Dr. Michael Brodführer assume o cargo de administrador distrital do distrito de Wartburg. Desde que assumiu o cargo, o seu credo tem sido claro: “Ritmo, ritmo, ritmo”. Ele traz uma nova perspectiva ao cenário político e é conhecido por seu forte impulso criativo. No seu primeiro ano, ele já fez grandes progressos com estratégias de curto e longo prazo para mudanças sustentáveis. Ele se descreve como não ideológico, relaxado e não convencional. Dr. Brod líder da necessidade de um humor confiante e ações confiáveis ​​para motivar e integrar a população local. [Rhoenkanal].

O que está na agenda? Segundo o Dr. Brodführer, existem três desafios centrais para o distrito de Wartburg: transformação económica, desenvolvimento demográfico e reestruturação da administração distrital. A indústria automóvel, por exemplo, está sob pressão do aumento dos custos e de uma escassez aguda de trabalhadores qualificados. O Dr. Brodführer estabeleceu, portanto, o objetivo de tornar o distrito de Wartburg o distrito economicamente mais forte da Turíngia. Isto também inclui um maior foco no apoio a crianças e jovens e na criação de formação e empregos atraentes.

Desafios demográficos e escassez de competências

O declínio populacional é um grande problema. A queda das taxas de natalidade e um número crescente de reformados estão a colocar pressão sobre o distrito de Wartburg. A escassez de trabalhadores qualificados não afecta apenas a indústria, mas também o artesanato, os cuidados e os serviços - especialmente nas zonas rurais. A fim de contrariar estes desenvolvimentos, o distrito planeia promover activamente a imigração e criar oportunidades de integração para os imigrantes. Os cidadãos são encorajados a serem amigáveis ​​e abertos a novos concidadãos. Isto mostra que a escassez de trabalhadores qualificados é um fenómeno nacional, o que é evidenciado pela monitorização dos trabalhadores qualificados do Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais (BMAS). Os estudos do BMAS indicam que um potencial significativo de mão-de-obra permanecerá por utilizar até 2028, especialmente entre as mulheres, as pessoas oriundas da migração e os trabalhadores mais velhos. BMAS enfatiza que os desafios colocados pelas mudanças demográficas, digitalização e mudanças estruturais continuam a existir.

Os sectores mais afectados pela escassez de competências incluem os cuidados de saúde, as tecnologias de informação e as profissões especializadas. Embora a procura de enfermeiros e médicos no sector da saúde esteja a aumentar, a indústria das TI não consegue formar adequadamente os programadores e engenheiros de software de que necessita. Mercer destaca que também é crescente a necessidade de qualificações específicas na transformação de empresas.

Reorganização da administração distrital

Outro aspecto da agenda do Dr. Brodführer é a reestruturação da administração distrital. Estão previstas mudanças estruturais para tornar a administração mais enxuta, ágil e mais orientada a serviços. Em vez de agir de forma reactiva, o administrador distrital depende de uma acção proactiva. O objetivo é ajudar a aumentar a eficiência e prestar um melhor serviço aos cidadãos.

Em suma, o Dr. Brodführer pretende tornar o distrito de Wartburg o distrito mais amigável da Alemanha – um projeto que deve acontecer não apenas através de investimentos, mas também através de uma atitude aberta e inclusiva de todos os cidadãos. Numa época de rápidas mudanças, todos temos a responsabilidade de mostrar aceitação e simpatia para que a região continue a prosperar e todos os cidadãos tenham uma boa vida.