Forte sinal contra o esquecimento: Ju está comemorando a vítima da RDA

Forte sinal contra o esquecimento: Ju está comemorando a vítima da RDA

Em 17 de junho de 1953, uma revolta popular eclodiu na RDA, que chamou a opressão brutal dos direitos civis sobre a consciência do mundo. Por ocasião deste dia histórico, uma coroa da união de Junge (JU) ocorreu no Birkreuz do Point Alpha Memorial em Rasdorf/Geisa. O evento não apenas teve o objetivo de lembrar as vítimas da ditadura, mas também enfatizando a importância futura desses eventos. As associações distritais do JU do distrito de Fulda e do distrito de Wartburg foram representadas em grande número, incluindo o recém -fundado Ju Association Hessian Bowling Game com seu presidente Finn Nattmann.

Os palestrantes, Manuel Holzhauer e Alexander Kluge, descreveram impressionantemente os protestos de 1953 e sua supressão cruel pelo regime sedidado. Os tamanhos locais também participaram da memória das vítimas, incluindo Christian Hirte (CDU Turingia) e Dana Hauke, prefeito de Eiterfeld. Essas personalidades relataram experiências pessoais e experiências políticas que tinham na sombra da cortina de ferro. O chamado para continuar a tradição de esclarecer a liberdade e a democracia ecoou nas fileiras dos presentes.

o ponto alfa

memorial

O Memorial Alpha Point se estende por uma área de quase 100.000 metros quadrados ao longo da antiga fronteira alemã interior. Sua formação histórica é tão emocionante quanto instrutiva. Na "Casa na fronteira", os visitantes podem experimentar uma exposição permanente no regime de fronteira com RDA e seus efeitos na vida na área restrita. A revisão multimídia com a exposição "Liberdades!" A revolução pacífica de 1989 e sua grande importância para a reunificação da Alemanha.

O memorial não é usado apenas para memória, mas também de educação. Visitas guiadas, negociações de testemunhas contemporâneas e workshops são oferecidos para aulas escolares. Os adultos também podem se registrar para passeios e eventos especiais e passar a noite em um acampamento da juventude enquanto exploram a área. Há também o projeto de arte "Way of Hope", que lembra a resistência às ditaduras comunistas, bem como o projeto de conservação da natureza "Green Band", que preserva a natureza em torno das instalações de fronteira.

Revisão histórica da divisão alemã

Os eventos de 1989 em torno da revolução pacífica mudaram irrevogavelmente a divisão da Alemanha. Mikhail Gorbachev iniciou extensas reformas na União Soviética e, assim, criou a liberdade para outros países do Pacto de Varsóvia. A queda do muro em 9 de novembro de 1989 foi apenas parte dos protestos maciços que anteriormente começaram em Leipzig com demandas por eleições livres e liberdade de viagem. As pessoas da RDA finalmente pediram a unidade da Alemanha sob o lema "Nós somos um povo!", O que levou à reunificação.

As profundas mudanças políticas finalmente culminaram na adoção do contrato de unificação em 31 de agosto de 1990. Com a cortina de ferro em queda, o caminho para a unidade alemã foi pavimentado em 3 de outubro de 1990 e um novo capítulo na história alemão foi aberto. "Liberdade, paz e democracia" não são apenas palavras vazias, mas valores que precisam ser defendidos, como ficou claro neste dia em Rasdorf.

A cruz de Birch, que foi criada em 1976 como um memorial para uma tentativa de escapar, continua sendo um forte símbolo contra o esquecimento. O chamado para a continuação da tradição no Point Alpha Memorial ainda é de grande importância para transmitir os ensinamentos da história e preservar os valores da liberdade e da democracia.

Para as próximas gerações, é essencial lidar com essa história e manter a memória acordada. Para que não apenas honramos o passado, mas também criamos os pré -requisitos para um futuro melhor.

Details
OrtPoint Alpha, Geisa, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)