Goethe 250 anos em Weimar: patrimônio cultural para a próxima geração!
Weimar comemora 250 anos da chegada de Goethe com exposições, lembranças e um legado cultural duradouro. Visite o Museu Schiller!

Goethe 250 anos em Weimar: patrimônio cultural para a próxima geração!
Em 7 de novembro de 1775, Johann Wolfgang von Goethe partiu para Weimar, encontro que deixaria para sempre sua marca na cidade. Hoje, 250 anos depois, a figura do grande poeta e pensador ainda é um tema central em Weimar. Neste momento, no ano dedicado à obra-prima de Goethe “Fausto”, os vestígios de Goethe tornam-se visíveis na cidade e os turistas têm à disposição um vasto leque de ofertas baseadas no seu nome.
A Weimar GmbH trabalhou intensamente para oferecer aos visitantes uma experiência autêntica. Ulrike Köppel, diretora geral, enfatiza que os hóspedes querem fazer parte do legado de Goethe. Nas inúmeras lojas de souvenirs você encontra uma variedade de produtos Ginkgo e mercadorias Goethe, desde práticos saleiros até luminárias originais como a Lumi-Goethe. Ênfase especial é dada à qualidade e sustentabilidade: “Não oferecemos itens inúteis”, diz Köppel.
O legado de Goethe e a Fundação Clássica
A Klassik Stiftung Weimar, que administra o legado de Goethe, é especializada em projetos educacionais e culturais. Ulrike Lorenz, Presidente da Fundação, pretende transmitir as realizações intelectuais de Goethe de uma forma contemporânea. Uma das atrações atuais é a exposição “Fausto” de Goethe, no Museu Schiller, que registra números brilhantes de visitantes. O público jovem, em particular, é abordado através de estações interactivas e passeios apelativos a partir da idade da leitura. Os passeios curtos acontecem todos os sábados e domingos às 14h30. e são adequados para todas as faixas etárias.
Os preços dos bilhetes são justos: os adultos com 16 ou mais anos pagam 8 euros, enquanto as crianças dos 7 aos 15 anos pagam apenas 5 euros. Um ingresso combinado para visitar o Museu Schiller e a casa de Schiller também está disponível. A visita à exposição dura entre 45 minutos e 2 horas e está aberta nos feriados, exceto na passagem de ano, quando as portas fecham às 14h. Os ingressos podem ser adquiridos tanto no local quanto na bilheteria online.
Um olhar para o futuro
O ano temático sobre Goethe e “Fausto” está chegando ao fim, mas haverá outro foco em Goethe em 2026. A casa histórica do poeta também está prestes a ser reformada, demonstrando esforços para manter o legado de Goethe atraente para as novas gerações. Novos souvenirs, como o sabonete “Des Pudels Kern” e bonés bordados, são acrescentados e enriquecem o cosmos de Goethe.
A exposição “O Fausto de Goethe: Novidades para o Século XXI” é mais um passo na interpretação e questionamento da obra de Goethe para hoje. A oportunidade de experimentar as diversas ofertas, desde visitas guiadas aos tesouros da coleção Fausto, mostra como o legado de Goethe está vivo em Weimar.
Com um ônibus público que orgulhosamente leva o nome de J. W. Goethe e o objetivo de manter o poeta e suas obras altamente populares, Weimar mostra que a paixão por Goethe deve continuar no futuro - fiel ao lema: “Há algo aí!”