Concerto ao ar livre em Weimar: Verão iídiche comemora 25 anos de diversidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 12 de julho de 2025, o Yiddish Summer Weimar abre com um concerto ao ar livre do YAM Ensemble. Participe de mais de 100 eventos até 17 de agosto!

Am 12. Juli 2025 eröffnet das Yiddish Summer Weimar mit einem Open-Air-Konzert des YAM Ensembles. Besuchen Sie über 100 Veranstaltungen bis zum 17. August!
Em 12 de julho de 2025, o Yiddish Summer Weimar abre com um concerto ao ar livre do YAM Ensemble. Participe de mais de 100 eventos até 17 de agosto!

Concerto ao ar livre em Weimar: Verão iídiche comemora 25 anos de diversidade!

Em 12 de julho de 2025, o Yiddish Summer Weimar (YSW) inicia a próxima temporada de festivais com um animado concerto ao ar livre. O YAM Ensemble, composto por cerca de 30 jovens músicos talentosos da Turquia, Grécia e Alemanha, abrirá o evento com uma cativante actuação de música iídiche, grega e sefardita. Esta mistura colorida de influências artísticas promete uma diversão musical única que irá cativar o público. O conjunto, um projeto da YSW, já mostra como sons e culturas podem se unir harmoniosamente – até porque músicas em diferentes idiomas são combinadas para formar uma melodia comum.

Grande parte do repertório do YAM Ensemble provém da música klezmer, que tem origem na tradição judaica. Originalmente enraizada na Europa Oriental, a música klezmer também floresceu na América do Norte e na Europa nas últimas décadas. Como yiddish-culture.com Alegadamente, esta forma de música tornou-se popular entre os não-judeus no final da década de 1970 e continua popular até hoje.

Diversidade cultural e promoção de jovens talentos

A primeira edição do YAM Ensemble teve lugar no verão de 2024 e lançou as bases para os projetos seguintes. Esta iniciativa é financiada pelo programa Erasmus+ e visa reunir jovens músicos entre os 18 e os 30 anos dos países participantes. Embora a fase de candidatura tenha terminado, os interessados ​​ainda podem contactar a gestora do projeto Nataliia para discutir possíveis oportunidades de participação.

Em 2025, o projeto YAM terá lugar em três países: Primeiro, os participantes viajarão para a Universidade Técnica de Istambul para ensaios antes de continuarem para Agios Lavrentios, na Grécia. O coroamento deste projeto único será a participação no Festival YSW em Weimar, que acontecerá nos dias 9/10. Julho será um ponto alto do intercâmbio musical.

Uma festa para todos os sentidos

Mas não é apenas o conjunto YAM que está em foco. O YSW está oferecendo mais de 100 concertos e eventos públicos, bem como cursos gratuitos de degustação de língua e música iídiche até 17 de agosto. Os trabalhadores culturais dão assim uma valiosa contribuição para a preservação e promoção da herança judaica e das suas tradições musicais. Convidados de todo o mundo podem esperar uma ampla variedade de músicas, desde klezmer até melodias iídiche e interpretações modernas. Alto n-tv.de O concerto ao ar livre também acontecerá sob pancadas de chuva fraca, razão pela qual os visitantes podem esperar um evento atmosférico.

Esta edição do 25º aniversário do Yiddish Summer Weimar abre um novo capítulo que não só homenageia o passado, mas também oferece aos músicos e ouvintes a oportunidade de crescerem juntos e explorarem novos caminhos musicais. A música Klezmer, que já foi criada para acompanhar danças, tornou-se um gênero vibrante e está passando por um renascimento através de eventos como o YSW, que reúne jovens e idosos através de gerações.