Yad Vashem está planejando um centro educacional na Shoah – NRW é o favorito!
Yad Vashem está planejando um centro educacional na Shoah, na Alemanha. As delegações estão a explorar possíveis localizações na Renânia do Norte-Vestefália, na Baviera e na Saxónia.

Yad Vashem está planejando um centro educacional na Shoah – NRW é o favorito!
Num desenvolvimento inovador, o memorial do Holocausto está a planear Yad Vashem em Jerusalém para construir um novo centro educacional na Shoah, na Alemanha. A decisão sobre o local deverá ser tomada em breve e os preparativos já estão sendo trabalhados com afinco. Os responsáveis esperam que as delegações analisem mais de perto as possíveis localizações na Renânia do Norte-Vestefália, na Baviera e na Saxónia na primeira quinzena de dezembro de 2023.
O presidente do Yad Vashem, Dani Dayan, enfatiza a importância do centro educacional ter alcance nacional. “Trata-se de envolver toda a população no processo e refletir a realidade multicultural da Alemanha”, disse a Comissária Anti-semitista da NRW, Sylvia Löhrmann (Verdes). Há muito a ser dito sobre a Renânia do Norte-Vestfália para cumprir este requisito: existe uma rede estreita de locais memoriais e escolas judaicas que podem servir como um ambiente ideal.
Cooperação com Renânia do Norte-Vestfália
Há poucos dias, foi assinado um acordo para continuar a cooperação entre a Renânia do Norte-Vestfália e o Yad Vashem, que foi confirmado pessoalmente pelo primeiro-ministro Hendrik Wüst (CDU) e Dayan. A discussão é encerrada por Abraham Lehrer, vice-presidente do Conselho Central dos Judeus, que enfatiza a localização central e a elevada população do estado federal.
Mas o que exatamente é ensinado neste centro educacional? Além de transmitir conhecimentos sobre os horrores do Holocausto, também proporcionará uma plataforma para conteúdos interactivos e multimédia. O Holocausto, também conhecido como Shoah, foi o genocídio dos judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial. No período de 1941 a 1945, os nacional-socialistas assassinaram cerca de seis milhões de judeus, o que correspondia a cerca de dois terços da população judaica da Europa. Os meios cruéis utilizados incluem massacres na região do Mar Báltico e as infames câmaras de gás nos campos de extermínio.
Uma extensa oferta educacional
O centro educativo planeado não oferecerá apenas aos visitantes informações sobre a história do Holocausto. O site do Yad Vashem apresenta vários recursos, incluindo fotos, depoimentos em vídeo de sobreviventes, documentários e obras de arte. Particularmente dignos de nota são os diversos vídeos que não apenas lançam luz sobre acontecimentos históricos, mas também retratam de forma impressionante as realidades da vida da população judaica antes e depois do Holocausto.
O Holocausto não só custou uma geração de vidas, mas também deixou cicatrizes profundas na história da humanidade. A memória disto é mantida viva na Alemanha através de museus e monumentos. Através do novo centro educativo, o Yad Vashem dará um contributo fundamental para educar as gerações futuras sobre estes tempos sombrios e aumentar a sensibilização para os perigos do anti-semitismo e do racismo.
Esta iniciativa mostra mais uma vez como é importante aprender com o passado e olhar para o futuro com a mente aberta. As discussões e o planejamento são um passo na direção certa e estamos entusiasmados em ver aonde esse projeto impressionante nos levará.