Futuro do trabalho social escolar em Halle: demandas urgentes de financiamento!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Halle (Saale) apela ao financiamento legal do trabalho social escolar até 2028, a fim de garantir a igualdade educacional.

Halle (Saale) fordert gesetzliche Finanzierung der Schulsozialarbeit bis 2028, um Bildungsgerechtigkeit zu sichern.
Halle (Saale) apela ao financiamento legal do trabalho social escolar até 2028, a fim de garantir a igualdade educacional.

Futuro do trabalho social escolar em Halle: demandas urgentes de financiamento!

Em Halle (Saale), uma resolução atual da Câmara Municipal traz uma lufada de ar fresco à discussão sobre o trabalho social escolar, que se encontra numa situação incerta na região. Como dubisthalle.de relatado, o financiamento proveniente de fundos da UE e estatais expirará em agosto de 2028, o mais tardar. Perante esta ameaça, a Câmara Municipal aprovou uma resolução com uma esmagadora maioria de 30 votos a favor e 22 abstenções que apela a que a acção social escolar seja permanentemente ancorada na lei.

A resolução pede que o trabalho social escolar seja reconhecido como uma responsabilidade do Estado e seja convertido num programa estatal totalmente financiado até 1 de agosto de 2028. Outras exigências importantes incluem a continuação dos projetos existentes, a extensão dos contratos e o reconhecimento da experiência da cidade de Halle na determinação das necessidades. A iniciativa sugere também a criação de trabalho social escolar em todos os tipos de escolas que o pretendam.

A urgência da situação

A necessidade destas medidas é sublinhada por números alarmantes: cerca de 15 por cento dos que abandonaram a escola no ano letivo de 2022/2023 não possuíam um certificado de conclusão do ensino secundário, enquanto as recusas escolares aumentaram nos últimos anos. Os representantes das facções da coligação sublinham que o trabalho social escolar é crucial para evitar o abandono escolar e para apoiar as famílias em situações de crise.

Embora a resolução não anuncie qualquer compromisso financeiro, envia um forte sinal político para além dos limites da cidade e sublinha a necessidade de igualdade educativa na Saxónia-Anhalt. Iniciativas como a School Social Work Action Alliance e a iniciativa “We will be LOUD!” campanha. apoiam fortemente estas exigências e mostram que a pressão da sociedade civil está a aumentar.

Oportunidades educacionais e origem social

Outro aspecto que não deve passar despercebido é o estatuto socioeconómico dos estudantes. Alto bpb.de As oportunidades educacionais desempenham um papel central na participação na sociedade. O acesso à educação na Alemanha é frequentemente influenciado pela origem social e pelo histórico de imigração. Por exemplo, em 2022, mais de 14 por cento dos estudantes tinham pais de meios pouco qualificados, enquanto 32 por cento dos estudantes provinham de meios académicos.

Além disso, o microcenso mostra que a escolha da escola é fortemente influenciada pela origem familiar. Nas escolas secundárias, 49% dos alunos tinham pais com diploma universitário; em contraste, nas escolas secundárias apenas 8% eram filhos de académicos. Estas desigualdades realçam os desafios que precisam de ser superados na política educativa.

Numa época em que a segurança financeira das instituições educativas está em risco, é ainda mais importante apoiar iniciativas que promovam a igualdade de acesso à educação. Resta-nos esperar que a resolução do conselho municipal de Halle possa iniciar as mudanças necessárias para que todas as crianças recebam o apoio que merecem.