100 anos de pesquisa principal: o TUD celebra inovações têxteis com aniversário
100 anos de pesquisa principal: o TUD celebra inovações têxteis com aniversário
Em 10 de junho de 2025, o Instituto de Máquinas Têxteis e a Tecnologia de Material de Alta Performances (ITM) da Universidade Técnica de Dresden (TUD) comemorou seu 100º aniversário. As celebrações, que estavam sob o lema "100 anos de pesquisa têxtil", atraíram mais de 400 convidados da ciência, indústria, política e sociedade. O TUD pode relembrar um total de 175 anos de ensino e pesquisa no campo da tecnologia têxtil e se apresentou como um centro internacional de tecnologias de alto desempenho têxtil.O colóquio do festival ocorreu no centro do salão de palestras do TUD e abordou o início do instituto e seus campos de pesquisa atuais, que incluem implantes médicos, tecnologias de construção e leves e materiais inteligentes. O dia encontrou seu destaque musical em um evento noturno no Dresden Albertinum.
Plataforma de troca científica para a comunidade têxtil global
Uma parte central das celebrações foi a orientação da conferência têxtil mundial Autex 2025, que é considerada um importante fórum de intercâmbio científico no campo da pesquisa e desenvolvimento têxteis. Cerca de 300 participantes de mais de 40 países se reuniram para esta conferência, o que possibilitou apresentar mais de 200 palestras e contribuições de pôsteres sobre tópicos como fibras biológicas, sustentabilidade, sensores têxteis e tecnologia médica.
A conferência também estimulou a apresentação de resumos para uma banda de conferências publicada por Springer Verlag. Para garantir a qualidade científica, o trabalho de pelo menos dois especialistas independentes é verificado. Os documentos completos devem ser gravados na banda da conferência.
inovações no campo dos materiais têxteis
Uma olhada nos desenvolvimentos atuais mostra que a pesquisa têxtil não apenas faz progressos significativos em Dresden, mas também no Instituto de Tecnologia Têxtil da RWTH Aachen University. O foco está no desenvolvimento de fibras de alto desempenho e tecidos técnicos usados em áreas de aplicação, como roupas, construção leve e tecnologia médica. Técnicas de fusão de fusão e solvente são usadas aqui para criar produtos inovadores.
O Instituto realiza pesquisas básicas, que variam de projetos financiados publicamente a ordens especiais de desenvolvimento. Os sistemas modernos de estado estão disponíveis para modificar os materiais e testar a adequação para diferentes métodos de fiação. Essa infraestrutura permite a produção de uma variedade de tipos inovadores de fibras, incluindo fibras bicomponentes e materiais resistentes à corrosão.
Em resumo, pode -se observar que a celebração do aniversário do ITM não apenas ofereceu uma revisão de 100 anos de excelente pesquisa, mas também concedeu uma perspectiva sobre o futuro da força inovadora têxtil na Alemanha e além.Details | |
---|---|
Ort | Dresden, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)