Nível de alarme vermelho: o estresse das águas subterrâneas ameaça as reservas de água da Alemanha!

Nível de alarme vermelho: o estresse das águas subterrâneas ameaça as reservas de água da Alemanha!

Hessen, Deutschland - Na Alemanha, que geralmente é considerado rico em água, há notícias sombrias sobre a disponibilidade das águas subterrâneas. Um estudo de visão geral atual do Instituto de Pesquisa Social-Ecológica (ISOE) em nome do ambiente federal e da conservação da natureza Alemanha (Bund) mostra que cerca de metade de todos os municípios e cidades independentes estão lutando com o estresse agudo ou estrutural das águas subterrâneas. As regiões da Alemanha Oriental, Norte e Ocidental são particularmente afetadas, onde o suprimento de água está cada vez mais vacilante. Esses resultados alarmantes foram publicados em 16 de junho de 2025, um dia antes da conferência de imprensa para apresentar os resultados detalhados.

A seca de vários anos de 2018 a 2022 deixou sua marca e levou a níveis de água subterrânea preocupantes em muitas áreas. O estudo não apenas lida com os problemas atuais, mas também analisa como as mudanças climáticas aumentam ainda mais as incertezas em relação à disponibilidade das águas subterrâneas. O estresse agudo das águas subterrâneas foi definido quando os níveis de água subterrânea caíram nos últimos anos, enquanto houver estresse estrutural se mais de 20 % das novas águas subterrâneas anuais forem removidas.

Regiões de ponto de acesso e causas da escassez de água

O estudo identifica várias regiões de ponto de acesso nas quais o estresse das águas subterrâneas é particularmente alto, especialmente em Hesse, Brandenburgo, Baixa Saxônia e Schleswig-Holstein. Essas áreas geralmente têm uma alta extração de águas subterrâneas para o abastecimento público de água potável, com a indústria e a agricultura também contribuem significativamente em determinadas regiões. As razões para esse estresse são versáteis e regionalmente diferentes. Fatores como problemas de qualidade da água, mineração, condições climáticas e o crescente requisito de água nas regiões metropolitanas desempenham um papel crucial.

A Agência Federal do Meio Ambiente Acrescenta que a escassez de água na Alemanha tem causas complexas. Um projeto de pesquisa chamado Wadklim oferece soluções e recomendações para ação que fazem parte da estratégia de adaptação alemã às mudanças climáticas e à estratégia nacional da água. Isso inclui medidas para melhorar a retenção de água, promover a eficiência da água e fortalecer a cooperação entre diferentes grupos de usuários.

Os desafios das áreas urbanas

Especialmente nas áreas urbanas, o problema é apertado por fortes chuvas. As chuvas altas geralmente não podem ser absorvidas do solo, o que leva à queda de inundações, os níveis de água e as inundações. A vedação de áreas, por exemplo, através de edifícios e asfaltos, torna impossível que a água da chuva entre no chão. Isso não apenas leva a transbordar em esgotos mistos, mas também sobrecarrega os ecossistemas, uma vez que as águas residuais, que são poluídas e contaminadas por nutrientes, fluem para a água.

Uma análise detalhada de todos os aspectos do consumo de águas subterrâneas e do uso da água espalha o quão urgentemente a situação é. É necessário um entendimento aprimorado e a coleta regular de falta de uso da água. A necessidade de condições de estrutura legal e institucional, bem como novas soluções de infraestrutura para o uso da reverberação de água, agora é exigida por muitos especialistas. O uso sustentável da água é crucial para garantir que os cuidados certos para todos os grupos de usuários e minimizar futuros conflitos de uso.

A seca e as incertezas contínuas em relação ao abastecimento de água futuro deixam claro: há algo, e o acompanhamento ativo é necessário para obter os desafios que as mudanças climáticas controlam.

Details
OrtHessen, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)