Comunidade internacional em Berlim: Diversidade e desafios unidos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Saiba como a comunidade de língua inglesa em Berlim promove a diversidade cultural e o intercâmbio intercultural.

Erfahren Sie, wie die englischsprachige Gemeinde in Berlin kulturelle Vielfalt und interkulturellen Austausch fördert.
Saiba como a comunidade de língua inglesa em Berlim promove a diversidade cultural e o intercâmbio intercultural.

Comunidade internacional em Berlim: Diversidade e desafios unidos!

Na vibrante metrópole de Berlim, a comunidade de língua inglesa assumiu um lugar importante através da sua riqueza cultural e da diversidade de serviços religiosos. Cada vez mais pessoas que falam inglês ou que vieram do exterior para a Alemanha encontram aqui um lar espiritual. Particularmente sob a liderança do padre nigeriano Sylvester Ajunwa, a comunidade prospera e apresenta uma mistura cultural maravilhosa. Esta missão tem profundas raízes históricas que remontam a 1957, quando a Capela de Todos os Santos em Hūttenweg foi construída especificamente para soldados norte-americanos, como relata katholisch.de.

Nas décadas que se seguiram, a capela desempenhou um papel central para a comunidade militar americana até ser finalmente transformada na atual missão de língua inglesa em 1998, através da fusão das comunidades militares americanas e britânicas. A sede desta animada comunidade é St. Bernhard, na Queen Luise Street, Dahlem, onde cinco outros locais em Berlim agora também oferecem serviços em inglês. Esta diversidade reflecte-se não só na língua, mas também na música e nas tradições culturais que são trazidas para a liturgia, como os sons ganenses ou os ritmos africanos.

Uma casa para muitos

A comunidade de língua inglesa em Berlim assumiu como missão oferecer um lar aos cristãos de todo o mundo. Esta mensagem também é apoiada por [ekbo.de](https://www.ekbo.de/deine-landeskirche/kirchengemeinden/ Fremdsprach-gemeinden), que salienta que estas comunidades de língua estrangeira representam um destino importante para turistas, imigrantes e requerentes de asilo. Experimentar os serviços religiosos na sua língua natal ou nativa permite que muitos se sintam confortáveis ​​num ambiente estrangeiro e estabeleçam ligações humanas que transcendem as barreiras linguísticas. Isto é particularmente relevante em momentos em que as questões interculturais requerem atenção especial - uma necessidade que pode ter ficado um pouco em segundo plano durante a pandemia de Corona, mas que pode ser reavivada a qualquer momento.

“Os desafios da interculturalidade e da migração tornaram-se mais do que nunca”, enfatiza Ajunwa. “Aqui temos a oportunidade de crescer espiritualmente através do idioma e da formação.” Esta perspectiva sublinha a ligação humana que existe numa comunidade de língua nativa e faz da fé uma plataforma de enriquecimento para todos. Além disso, crentes de diferentes localidades se reúnem em festivais especiais, o que ajuda a fortalecer a comunidade.

Dificuldades e perspectivas

Mas a comunidade também enfrenta desafios. Ajunwa fala abertamente sobre a situação financeira da arquidiocese, que pode controlar o seu crescimento e atividades. Mesmo assim, ele continua otimista. É um ato de equilíbrio constante, que também implica a necessidade de coordenação com as congregações de língua alemã na organização de serviços conjuntos, especialmente no que diz respeito à escolha da língua litúrgica. Aqui, a herança latina é frequentemente utilizada, que muitos vêem como a língua unificadora da igreja.

As mudanças dentro da comunidade também são visíveis: cada vez mais crianças crescem tendo o alemão como língua materna, o que leva a uma comunidade colorida. Estes desenvolvimentos e a integração dos crentes de língua alemã abrem novas dimensões para a comunidade, que enfrenta gradualmente os desafios da convenção eclesial moderna. Ajunwa vê a diversidade como uma grande oportunidade de enriquecimento espiritual e, por isso, a comunidade de língua inglesa em Berlim olha para o futuro com confiança.