Kitas em Berlim no modo de crise: onde as crianças ficaram?
Kitas em Berlim no modo de crise: onde as crianças ficaram?
Berlin, Deutschland - Em Berlim, a hora dos proprietários de creches e educadores, mas não pelos motivos certos. A paisagem da creche enfrenta um enorme desafio, porque os lugares ocuparam significativamente. No início de 2025, 1.348 lugares estavam menos ocupados no distrito de Friedrichshain-Kreuzberg do que há dois anos. Isso corresponde a um declínio de 10,1%, enquanto Pankow também registrou 7%e meio com 5,4%. Você não precisa ser um profeta para entender: aqui está algo.
Curiosamente,não permanece com os números. Os jardins de infância menores são forçados a fechar suas portas, mas a imagem é um pouco diferente para os centros de creche da cidade. Eles também precisam lidar com dificuldades financeiras - mas um fechamento não está na sala. A aliança de campanha "Kita-Kollaps" já está se mobilizando e demonstra contra os defeitos disponíveis no campo da creche. Em vez de novas perspectivas, o foco está nos educadores, que geralmente mudam de móveis para móveis para manter a operação.
Os números falam texto simples
Roland Kern da Organização Umbrella para Lojas de Crianças e Escolas atribui a queda da demanda principalmente a aluguéis crescentes e um declínio nos nascimentos. Entre 2021 e 2023, houve mais de 5.000 nascimentos na capital - uma tendência que também é evidente em outras partes da cidade. Os registros em Pankow diminuem, especialmente em Karow, não há mais espaço nas listas de espera. O casamento, por outro lado, é uma alta demanda inalterada por creches.
- declínio na ocupação em alguns distritos:
- Friedrichshain -kreuzberg: -10,1%
- Pankow: -7%
- Centro: -5,4%
- Spandau: ocupação mais alta com 92,7%
O Kita Bambini-Oasis tem problemas especiais em Prenzlauer Berg, que está lutando contra 50 lugares livres. A renda está caindo e os instrutores tiveram que usar reservas para financiar a aquisição de educadores recém -treinados. Dos aproximadamente 60 novos especialistas, no entanto, apenas um terço pode obter um contrato.
A escassez de trabalhadores qualificados continua sendo um problema urgente
Apesar do alto número de trabalhadores qualificados disponíveis-97% dos necessários-há um intervalo de 2.360 locais entre a creche disponível e aprovada. Segundo uma pesquisa, uma proporção significativa de lugares não utilizados está diretamente relacionada à falta de pessoal, o que apenas aperta a situação. Uma relação pessoal-filho de 5,86 crianças por especialista também não é muito encorajadora.
A pergunta de que muitas preocupações: como o problema do pessoal pode ser resolvido? Segundo especialistas, são necessários um processo de repensação e uma reavaliação da chave de pessoa-tipo é necessária aqui. Alguns centros de creche já estavam pensando em levar crianças de outros distritos de Berlim, enquanto os pais agora têm mais liberdade de escolha na seleção da creche, mas isso afeta a situação de renda de muitas transportadoras.
A situação é confusa e os efeitos são diversos. O aumento da licença médica desde a pandemia de Corona e o desejo de trabalho de meio período aumentam a pressão nos centros de creche. Relaxamento real é de se esperar apenas quando a relação pessoal é reavaliada. Essa condição não é apenas irritante; Ele também poderia ter consequências de alcance de longe para o treinamento dos educadores e a qualidade dos cuidados nos centros de creche.
André Borgmann, do Pfefferwerk Stadtkultur GGMBH, reconhece diferentes desenvolvimentos nos distritos e exige maior cooperação entre os fornecedores. O futuro dos centros de creche em Berlim exige soluções criativas e uma mão melhor para lidar com a infraestrutura existente e a equipe especializada para enfrentar os desafios.
A situação permanece tensa e todos os envolvidos são necessários para que os centros de creche não apenas possam sobreviver, mas também oferecer espaço para os filhos de amanhã. Ainda não está tudo perdido, mas o tempo para agir é agora.
Para obter mais informações, consulte também tagess "https://www.rbbb24.de/politik/2024/kitasfrei-plaetze-weniger-kinder-kinder-kinderrrueckgang-interview.html"> rbb24 e Daycare Voice .
Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)