O Mar Báltico corre o risco de afundar: Warnemünde e a costa estão em perigo!
As alterações climáticas ameaçam cidades costeiras do Mar Báltico como Warnemünde. As previsões mostram a subida do nível do mar até 2100. São necessários ajustamentos.

O Mar Báltico corre o risco de afundar: Warnemünde e a costa estão em perigo!
As alterações climáticas têm-nos firmemente sob o seu controlo - e isso não é apenas um slogan, mas uma realidade amarga que afecta actualmente principalmente as cidades costeiras do Mar Báltico. Em Warnemünde e noutras regiões turísticas populares, é evidente que a subida do nível do mar devido ao aquecimento global representa uma séria ameaça. De acordo com os últimos relatórios de t-online.de Grandes partes destas cidades costeiras, incluindo as praias arenosas, poderão estar em risco até ao final deste século.
As previsões para a subida do nível do mar são alarmantes: dependendo do aquecimento global, que poderá oscilar entre 1,8 e 3,7 graus Celsius, a subida do nível do mar deverá situar-se entre 0,3 e 1,0 metros até 2100. Os especialistas alertam que a situação poderá piorar ainda mais à medida que os glaciares do Árctico derreterem. Cada aumento do nível da água não significa apenas níveis de água mais elevados, mas também um risco aumentado de erosão costeira e tempestades, que ameaçam particularmente estuários e áreas baixas, como mostra a Agência Federal do Ambiente Umweltbundesamt.de.
A mudança imparável
Uma subida de apenas alguns centímetros pode ter consequências catastróficas em regiões costeiras planas. Não são apenas as ilhas do Mar Báltico, como Pagenwerder, que são afetadas, pois podem desaparecer cada vez mais nas inundações. Muitas cidades costeiras também têm de se preparar para uma maior protecção costeira. De acordo com um relatório da Universidade Hafencity (HCU) de Hamburgo, o derretimento do permafrost, que é exacerbado pelas emissões de dióxido de carbono associadas, poderá acelerar ainda mais o aumento da temperatura.
Mas o que exatamente isso parece na prática? Os níveis de água seleccionados no Mar Báltico já mostram que os níveis da água estão a aumentar significativamente. Relatórios dos últimos 60 a 180 anos mostram um aumento contínuo nos níveis da água. Os níveis de água em Kiel, Travemünde e Sassnitz registam um aumento estatisticamente significativo e constituem uma prova impressionante do aquecimento global contínuo.
Dimensões globais do problema
Contudo, o fenómeno da subida do nível do mar não tem efeitos apenas regionais. A nível mundial, milhões de pessoas que vivem perto das costas são afectadas, especialmente nos países mais pobres que muitas vezes não têm meios para tomar medidas adequadas de protecção costeira. Em países como o Bangladesh, milhões de pessoas já vivem em áreas a menos de um metro acima do nível do mar. A explosão desta situação é sublinhada pelo relatório do klima-warnsignale.uni-hamburg.de Ainda mais claramente: um aumento desenfreado nas emissões de CO2 poderia provocar mudanças ainda mais rápidas.
A exigência é clara: precisamos de agir agora e tomar as medidas adequadas. O especialista do Mar Báltico, Markus Meier, é a favor de uma adaptação urgente da protecção costeira, a fim de permitir oportunidades de férias seguras nestas belas costas no futuro. Porque os desafios das alterações climáticas não estão a diminuir, mas sim a aumentar - e isso afecta-nos a todos.