Caos da escola em Berlim: Milhares de alunos da sétima série lutam por lugares!
Caos da escola em Berlim: Milhares de alunos da sétima série lutam por lugares!
Em Berlim, a falta de lugares escolares continua a atrair a espiral dos desafios. No verão de 2025, cerca de 17.000 futuros alunos da sétima série enfrentam a decisão de mudar para uma escola - ou seja, cerca de 2.000 a mais do que no ano anterior. Ao mesmo tempo, o capital tem uma mudança séria na demanda: os lugares nas escolas secundárias ainda estão em demanda, mas a grande onda de registros agora está rolando para escolas secundárias e escolas comunitárias. Este relatórios tagesschau.de. No ano passado, cerca de 14.000 alunos ainda estavam acomodados nas escolas secundárias nas escolas secundárias. No entanto, a falta de lugares escolares mudou catastroficamente: distritos como Pankow já haviam reconhecido um déficit de 300 lugares escolares. As novas notas de 2,2 para as inscrições no ensino médio também criaram pressão sobre as escolas secundárias, por exemplo, em Friedrichshain-Kreuzberg, onde mais de 100 registros se acumularam em comparação com o ano anterior. A Associação de Diretores da Escola Secundária divide essa avaliação e exige novas opções de colocação para atender à crescente demanda.Suporte mútuo dos distritos
Os distritos de Berlim parecem ajudar uns aos outros na situação de crise, a fim de garantir acomodações oportunas de futuros estudantes. Mais de 90 % dos possíveis alunos da sétima série conseguiram encontrar seu lugar em uma escola desejada. Mas ainda há muito o que fazer: mais de 20.000 locais escolares estão atualmente ausentes em toda a área urbana, como pode ser visto em um relatório de status atual sobre o monitoramento escolar. O presidente de Gew Berlin, Tom Erdmann, reclama dos desafios e das medidas de renovação tardia, o que também pode levar a uma perda adicional de lugares escolares. Um exemplo disso é a escola primária de Anna-Lindh em casamento, que teve que fechar devido ao molde até o final do ano, que mudou 700 alunos do ensino fundamental para um prédio de escritórios.
Novas maneiras na aquisição da escola
Para fazer justiça à situação, aulas adicionais são criadas em inúmeras escolas, como na Escola Secundária Friedensburg em Charlottenburg-Wilmersdorf. Até agora, 305 pedidos para apenas 104 assentos foram registrados lá. Mesmo com essa abordagem proativa, uma solução real só será esperada nos próximos anos, uma vez que as safras mais fracas ocorrem nos centros de creche.
Planejamento longo para reforma escolar e novos edifícios é essencial. Não existem apenas 10.179 lugares da escola primária e 9.579 lugares nas escolas secundárias que estão faltando - o defeito também é distribuído de forma desigual, como mostram os números. Enquanto Friedrichshain-Kreuzberg e Neukölln têm uma pequena saliência, muitos outros distritos estão lutando com enormes déficits.
A pressão cresce e a política é necessária. Um programa de bilhões de dólares para promover as escolas focais pode ser um vislumbre de esperança, porque 180 escolas em Berlim se beneficiam desses meios.
A chave para melhorar está em uma combinação inteligente de novos edifícios, reformas e soluções flexíveis, a fim de garantir lugares escolares suficientes no futuro. O desenvolvimento em Berlim permanece emocionante, mas o tempo está pressionando.
Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)