Forte tempestade sobre Berlim: feridos e caos no trânsito do S-Bahn!
Fortes tempestades sobre Berlim em 26 de junho de 2025: Fortes tempestades, vários feridos, S-Bahn parado e bombeiros em operação constante.

Forte tempestade sobre Berlim: feridos e caos no trânsito do S-Bahn!
Em Berlim, uma violenta tempestade atingiu a cidade na noite de quinta-feira e causou o caos. As tempestades atingiram a capital por volta das 18h. e resultou na chamada do corpo de bombeiros mais de 500 vezes. Embora o corpo de bombeiros tenha relatado 330 operações relacionadas ao clima às 19h30, os números continuaram a aumentar. Os distritos de Spandau-Nord, Heiligensee e Tegel foram particularmente afetados. Algumas respostas aos call centers de emergência ficaram sem resposta devido à sobrecarga, o que levou a atrasos nas operações. Tagesspiegel também relata que o S-Bahn teve que interromper o tráfego em toda a rede por volta das 18h30.
Os ventos extremos trouxeram rajadas de até 110 km/h, o que já estava documentado antes da tempestade em um nível de alerta vermelho, ou nível 3 de 4, do Serviço Meteorológico Alemão (DWD). Houve outras operações na área circundante de Berlim, tendo ocorrido um acontecimento trágico em Heiligensee: uma pessoa ficou ferida pela queda de uma árvore. Em Potsdam, outras pessoas, incluindo uma mulher, sofreram ferimentos graves, elevando o número total de feridos para vários. Infelizmente, também foi relatada uma morte, o que sublinha a gravidade da tempestade ZDF.
O trânsito e as consequências
Os efeitos da tempestade foram claramente visíveis na rede de transportes. Embora o S-Bahn tenha sido completamente suspenso por volta das 18h30, o tráfego só foi retomado lentamente a partir das 19h30, mas muitas linhas foram severamente restringidas. A queda de árvores causou bloqueios em diversas rotas, especialmente durante o trânsito na hora do rush. Havia também restrições ao transporte regional e de longa distância, e a Deutsche Bahn e o S-Bahn de Berlim não esperavam que as operações funcionassem conforme planejado até a manhã de terça-feira. Houve vários problemas com ônibus e bondes devido ao fechamento de ruas ZDF.
A previsão do tempo severo já era crítica com antecedência e os bombeiros estavam bem preparados, mas rajadas inesperadamente fortes e galhos voando representam um perigo significativo para todos. Felizmente, o Aeroporto BER foi poupado de grandes irregularidades, embora as operações tenham sido brevemente suspensas durante uma tempestade. Tagesspiegel.
A vista
Dito de forma sucinta: a frente de tempestade está a mover-se mais para leste e a trazer trovoadas e chuva para a Polónia. Até que a situação climática se estabilize, as temperaturas podem cair para 19 a 16 graus à noite. Como resultado, o vento ficará mais fraco e os especialistas em clima prevêem condições climáticas variáveis de até 24 graus na sexta-feira. Pequenos atrasos no tráfego ainda podem persistir, mas há um raio de esperança à vista: o tráfego ferroviário deverá voltar a funcionar conforme planejado a partir de terça-feira, o que irá aliviar significativamente a situação dos últimos dias. No momento, a situação de alerta continua animadora, a equipe do Unwetterzentrale está sempre de olho em todos os desenvolvimentos e fornecendo informações sobre o que está acontecendo 24 horas por dia.