Tempelhofer Feld: Os berlinenses se defendem dos planos de desenvolvimento!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 16 de julho de 2025, os berlinenses discutirão o futuro de Tempelhofer Feld e rejeitarão firmemente o desenvolvimento.

Am 16.07.2025 diskutieren Berliner*innen die Zukunft des Tempelhofer Feldes und lehnen eine Bebauung entschieden ab.
Em 16 de julho de 2025, os berlinenses discutirão o futuro de Tempelhofer Feld e rejeitarão firmemente o desenvolvimento.

Tempelhofer Feld: Os berlinenses se defendem dos planos de desenvolvimento!

O Tempelhofer Feld em Berlim, outrora um aeroporto movimentado, foi transformado desde o seu encerramento em 2008 num importante espaço aberto no centro da cidade, disponível aos berlinenses para lazer e recreação. Num atual concurso de ideias arquitetónicas para uso futuro, quatro dos seis projetos vencedores sublinharam a grande importância do campo como uma área subdesenvolvida. Alto ND atualmente É um local popular para patinadores e patinadores em linha, e os autores dos designs vencedores enfatizaram que nenhuma alteração na lei de proteção de Tempelhofer Feld deveria ser necessária.

Neste trimestre, o Departamento de Desenvolvimento Urbano do Senado iniciou um processo de diálogo no qual 275 berlinenses selecionados aleatoriamente discutiram o uso futuro do campo. Nos workshops anteriores, os participantes opuseram-se claramente ao desenvolvimento e à possível privatização de Tempelhofer Feld, que é protegido por uma lei popular desde 2014. Numa declaração datada de 13 de julho, assinada por quase 40 das cerca de 80 pessoas presentes, expressaram preocupações de que o processo de diálogo pudesse ser usado para criar uma participação simulada sem levar a sério a sua oposição ao desenvolvimento.

Planos de desenvolvimento e envolvimento dos cidadãos

O clima no local continua tenso, especialmente depois de a coligação governamental da CDU e do SPD estar a examinar a possibilidade de um desenvolvimento cauteloso na periferia. Entretanto, a maior parte de Tempelhofer Feld continua a ser utilizada como área recreativa, para desporto e cultura. Berlim.de relata que um concurso internacional de ideias faz parte de um amplo processo de diálogo para envolver o público de Berlim no planeamento.

As preocupações com o desenvolvimento não são novas. Dada a mudança da cidade e os desafios no mercado imobiliário, há sinais de que alguns intervenientes estão a ver o terreno principalmente como um estaleiro de construção. Tilmann Heuser, diretor-geral do BUND Berlim, considera que isto é preocupante porque considera que as experiências de processos anteriores de participação dos cidadãos não foram tidas em conta. Muitos berlinenses gostariam que o campo fosse preservado como local de recreação e desporto, como tem sido o caso desde a introdução da lei ThF, que foi aprovada por referendo em 2014.

Aniversário da participação cidadã

Uma ocasião importante se aproxima: 27 de setembro de 2024 marca o décimo aniversário do início do maior processo de participação para o desenvolvimento do Tempelhofer Feld. Este evento será acompanhado por uma série de palestras e palestras digitais que pretendem focar no desenvolvimento sustentável da região. BUND Berlim informado de que estão disponíveis mais informações sobre os eventos planeados nos quais será discutido o envolvimento dos cidadãos sobre o tema.

Ainda não se sabe como se desenvolverão os próximos meses. No entanto, uma coisa é certa: o povo de Berlim está mais determinado do que nunca a garantir a preservação de Tempelhofer Feld e a utilizá-lo como um espaço valioso para atividades de lazer e culturais.