Alerta vermelho: a seca ameaça a biodiversidade no Ferbitzer Bruch!
No Ferbitzer Bruch, em Brandemburgo, a seca persistente ameaça a biodiversidade e os habitats. Especialistas alertam para danos irreversíveis.

Alerta vermelho: a seca ameaça a biodiversidade no Ferbitzer Bruch!
O Ferbitzer Bruch, uma reserva natural característica no coração de Brandemburgo, está sob imensa pressão. A seca contínua e os efeitos das alterações climáticas põem em perigo não só as espécies animais e vegetais locais, mas também o frágil equilíbrio de toda a região. A área foi colocada sob proteção em 1996 devido à sua biodiversidade e desde então oferece um habitat biogênico essencial.
A impressionante área de cerca de 1.150 hectares, que se estende entre Priort e Potsdam, abriga inúmeras plantas e animais, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como a rã-das-pântanos e o sapo-de-barriga-de-fogo. No entanto, especialistas da Fundação Heinz Sielmann dão o alarme: o actual período de seca levou a um declínio dramático da biodiversidade. Muitos prados húmidos e áreas de pântanos, essenciais para a reprodução e sobrevivência de muitas espécies, estão a secar – uma tendência preocupante que tem sido observada desde 2018. De acordo com o relatório de notícias diárias Falta precipitação: com apenas 62 litros por metro quadrado, menos da metade do normal caiu na primavera.
Mudanças climáticas e biodiversidade
As mudanças climáticas não afetam apenas a flora, mas também a fauna do Ferbitzer Bruch. A rã-das-pântanos e a erva-do-pantanal já desapareceram, enquanto outras espécies, como as orquídeas e as borboletas fritilares, sofrem com a falta de alimento. Fundação Sielmann salienta que a secagem das zonas húmidas não só ameaça os habitats biológicos, mas também tem impactos negativos no clima. Estas valiosas unidades de armazenamento de CO₂ estão a perder a sua função e a tornar-se cada vez mais fontes de gases prejudiciais ao clima.
A biodiversidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável, segundo o estudo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe mostra. Cerca de um milhão de espécies vegetais e animais estão em risco de extinção e as alterações climáticas são um dos principais contribuintes para esta perda. Em particular, os objectivos de Aichi para a protecção da biodiversidade, adoptados em 2010, estão a ser largamente ignorados. É urgente repensar.
Necessidade de ação e iniciativas
Os especialistas apelam, portanto, a mais investimentos na retenção local de água. Um projeto multimilionário de proteção de espécies visa estabilizar as reservas de água no Ferbitzer Bruch e, assim, proteger a biodiversidade. O objetivo é manter a precipitação na área por mais tempo, a fim de mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas.
Os desafios são enormes, mas o compromisso da Fundação Heinz Sielmann dá esperança. Cabe a todos nós assumir a responsabilidade e proteger o habitat de Ferbitzer Bruch. Porque é aqui que bate o coração da natureza - e isso deveria valer alguma coisa para todos nós.