Brandemburgo protege a modernidade oriental: 3 milhões de euros para Frankfurt (Oder)

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Brandemburgo planeia preservar os edifícios da RDA para promover o Modernismo Oriental, apoiado por milhões em financiamento para projectos urbanos.

Brandenburg plant den Erhalt von DDR-Bauten zur Förderung der Ostmoderne, unterstützt durch Millionenförderungen für Stadtprojekte.
Brandemburgo planeia preservar os edifícios da RDA para promover o Modernismo Oriental, apoiado por milhões em financiamento para projectos urbanos.

Brandemburgo protege a modernidade oriental: 3 milhões de euros para Frankfurt (Oder)

Uma importante iniciativa para preservar os edifícios modernos orientais está actualmente a ser promovida em Brandemburgo. O governo do estado, liderado pela Ministra da Cultura, Manja Schüle, e pelo Ministro das Infraestruturas, Detlef Tabbert, planeia inscrever edifícios selecionados da RDA na lista de monumentos, a fim de mostrar apreço por esta arquitetura especial. Esta decisão foi anunciada durante uma viagem de imprensa em Frankfurt (Oder). rbb24 relatado.

É dada especial atenção à cidade de Frankfurt (Oder), que receberá um financiamento de três milhões de euros para projetos de desenvolvimento urbano. Estes fundos poderiam ser utilizados, entre outras coisas, para o salão paroquial da Igreja Católica e para o projeto da Große Scharrnstraße. Trata-se de preservar a diversidade arquitetónica e as histórias associadas aos monumentos. O curador estadual Thomas Drachenberg enfatiza que os edifícios da RDA estão frequentemente repletos de histórias importantes que valem a pena contar MAZ.

Proteção de monumentos como oportunidade para o desenvolvimento urbano

No entanto, a proteção de monumentos não traz apenas vantagens – também pode acarretar custos adicionais, especialmente no caso de reformas planejadas, como a adição de uma creche ao centro comunitário. No entanto, o Ministro Tabbert e Schüle enfatizam o papel crucial da proteção de monumentos para o desenvolvimento urbano. O foco está na ligação entre a arquitetura tradicional e os usos modernos, como mostra o exemplo do antigo cinema, que será convertido em museu de arte.

Um total de cerca de 14.000 monumentos arquitetônicos estão listados na lista de monumentos em Brandemburgo - de mosteiros medievais a edifícios modernos orientais. Para 2024 estão disponíveis mais de 38 milhões de euros para a reabilitação de monumentos, uma prova clara do crescente interesse por esta arquitetura especial, que o curador do Estado também apoia. “Mas ainda não se sabe quantos desses monumentos arquitetônicos realmente pertencem ao modernismo oriental”, observa ele. Correio do Norte para.

Brandemburgo mostra uma vontade clara de fortalecer a identidade e a cultura da memória, preservando a importante modernidade oriental. Este projecto pretende não só transportar para o futuro os tesouros arquitectónicos do pós-guerra, mas também aproximar um pedaço da sua história aos residentes e visitantes de cidades como Frankfurt (Oder).

Quellen: