Grande fogo em Gohrischheide: Alarm de fumaça para todo o sul de Brandenburgo!
Grande fogo em Gohrischheide: Alarm de fumaça para todo o sul de Brandenburgo!
Cottbus, Deutschland - No Gohrischheide, perto de Zeithain, Saxônia, um incêndio principal devastador, que mantém os serviços de emergência em suspense desde sábado, 5 de julho de 2025. A fumaça densa que se espalha pelo vento do sul já atingiu grandes partes do sul de Brandenburg e alarme a população. O sistema de alerta de Katwarn aumentou o alarme para muitas regiões de Brandenburgo, incluindo os distritos de Elbe-Elster, Oberperewald-Lausitz, Dahme-S-S-S-S-S-Spewald, Spree-Neiße e Cottbus. A decisão de manter janelas e portas fechadas faz sentido porque a qualidade do ar é prejudicada pelo incêndio. Nesse contexto, a brigada de bombeiros apela aos cidadãos de estar ciente do cheiro do fumo e apenas no caso de uma suspeita específica de um incêndio local para escolher a chamada de emergência 112 para evitar alarmes falsos. Niederlausitz Aktuell describes the situation on site and emphasizes that the affected A área do incêndio é avaliada em até 500 hectares.
A situação na frente do incêndio é tensa, mas o trabalho de extinção é apoiado por uma grande equipe de bombeiros, a Agência Técnica de Socorro (THW), o Bundeswehr e outros serviços de emergência. Além disso, os helicópteros e canhões de água de Bundeswehr são usados pela polícia - mas exclusivamente em áreas não contaminadas. Um grande sucesso poderia ser relatado na noite de sexta -feira: a propagação do incêndio em direção a um quartel de Bundeswehr nas proximidades pode ser interrompida. No entanto, a situação permanece dinâmica, e os cidadãos são chamados a exercer cautela especial e a obter aconselhamento médico em caso de queixas de saúde, em particular problemas respiratórios.
Evacuações e perigos
A Brigada de Bombeiros de Brandenburgo lutou contra vários incêndios florestais ao mesmo tempo nos últimos dias. Vários hectares foram afetados, especialmente no distrito de Elbe-Elbe, na terça-feira, 2 de julho de 2025, que tornou necessário uma evacuação temporária da vila vizinha de Kleinbahren. Cerca de 52 pessoas tinham que deixar sua terra natal às vezes. No entanto, a evacuação já foi cancelada depois que a brigada de incêndio foi capaz de controlar o incêndio. De acordo com o Tagesschau, 300 serviços de emergência com 36 veículos foram implantados. As chamas se espalharam para cerca de 22 hectares em Sonnewalde, mas esse fogo também pode ser controlado.
A situação é particularmente crítica pela seca atual e atividades humanas, que são consideradas como possíveis causas de fogo. A área em que os incêndios também é considerada "suspeita de munição", o que também complicou o trabalho extinto. O ministro do Interior, René Wilke, pediu à população para a atenção plena, já que Brandenburgo atualmente tem o maior risco de incêndio florestal na Alemanha.
Estatísticas e previsões de incêndio florestal
O desenvolvimento de incêndios florestais na Alemanha mostra uma tendência atual que a Agência Federal do Meio Ambiente determina. Em 2023, houve um total de 1.059 incêndios florestais, o que representa um declínio pela metade em comparação com o ano anterior. No entanto, a área afetada permaneceu maior em média do que em muitos anos antes. A área de alta incêndio em Brandenburgo é particularmente alarmante: 251 incêndios foram registrados aqui, a maior área de incêndio foi impressionante 765,2 hectares.
A situação do incêndio florestal deve mudar, uma vez que as previsões prevêem um risco crescente nas próximas décadas, que é promovido acima de tudo, aumentando as temperaturas e diminuindo as chuvas. Especialmente no período entre maio e julho, em que a maioria dos incêndios ocorre, deve -se ter uma grande cautela.
A população nas áreas afetadas continua a ser convidada a ser vigilante e aderir às recomendações das autoridades para garantir a segurança de todos. Os serviços de emergência trabalham com alta pressão para conter o incêndio e controlar a situação.
Details | |
---|---|
Ort | Cottbus, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)