Ataque cibernético no aeroporto BER: os passageiros devem esperar longos tempos de espera!
Há atrasos significativos no aeroporto BER após um ataque cibernético a um prestador de serviços. O check-in é manual.

Ataque cibernético no aeroporto BER: os passageiros devem esperar longos tempos de espera!
As coisas estarão realmente turbulentas no Aeroporto Berlin Brandenburg (BER) hoje, 20 de setembro de 2025. Como o notícias diárias relataram que um ataque cibernético a um provedor de serviços externo está causando atrasos significativos no processamento. O processamento de passageiros torna-se um desafio, pois o check-in agora tem de ser feito manualmente, o que atrasa tudo. Alguns viajantes podem esperar um atraso de até duas horas. O atraso médio é atualmente de 31 minutos, enquanto as chegadas “apenas” acrescentam mais cinco minutos.
O incidente ocorreu na noite de sexta-feira, quando os atacantes visaram os sistemas de um prestador de serviços, que também estão em uso em outros aeroportos europeus. O sucesso do ataque cibernético significou que as ligações a estes sistemas foram imediatamente cortadas. Um porta-voz do aeroporto, Axel Schmidt, explicou que os dados dos passageiros agora precisam ser inseridos manualmente, o que atrapalha significativamente os processos. A incerteza sobre quando as perturbações serão resolvidas certamente não traz nenhum alívio aos viajantes.
Impacto em outros aeroportos
O Aeroporto de Bruxelas também enfrenta as consequências do ataque. Os viajantes são aconselhados a reservar bastante tempo para o check-in, pois todos os procedimentos após o ataque cibernético só podem ser realizados manualmente. Isto estende-se não só a Berlim e Bruxelas, mas também a Londres Heathrow, onde foi comunicado um problema técnico com um fornecedor terceiro. Em Frankfurt am Main e Hamburgo, no entanto, as operações aéreas funcionam sem restrições.
Além dos aeroportos mencionados, suspeita-se que o prestador de serviços afetado também esteja destacado em outras localidades internacionais e os efeitos deste incidente estão longe de terminar. Embora os detalhes exatos dos atacantes ainda sejam desconhecidos, é evidente que a indústria da aviação sofre cada vez mais com ataques cibernéticos. Assim Conbriefing observa que o número de ataques aumentou de forma alarmante nos últimos anos.
O que os viajantes podem fazer?
Para quem planeia voar num futuro próximo, isto significa estar preparado para tempos de espera mais longos para estar no lado seguro. Os operadores aeroportuários e os prestadores de serviços afetados reuniram-se numa equipa de crise para trabalhar numa solução rápida. A verificação proativa do status do voo pode ajudar a evitar surpresas. Se você for flexível, pode considerar adiar o horário de viagem para descansar um pouco os nervos.
A questão dos ataques cibernéticos continua, portanto, não apenas a ser um desafio técnico, mas também uma questão que nos afecta a todos. Fique alerta, planeje seu tempo com sabedoria e esperamos que a situação melhore em breve.
Mais informações também podem ser encontradas no relatório da A hora, que fornece informações sobre os efeitos de longo alcance do ataque nas operações aéreas.