20 faróis para controle de desastres no distrito de Dahme-Spreewald!
O distrito de Dahme-Spreewald criou 20 faróis de prevenção de catástrofes para apoiar os cidadãos em tempos de crise.

20 faróis para controle de desastres no distrito de Dahme-Spreewald!
Num mundo onde os cortes de energia e outras emergências se tornam cada vez mais comuns, é crucial que a população esteja bem preparada. O distrito de Dahme-Spreewald deu agora um passo importante no sentido da prevenção de crises: um total de 20 faróis de prevenção de catástrofes serão instalados em 17 cidades, escritórios e comunidades do distrito. Estes faróis foram concebidos para capacitar os civis em caso de crise e servir como pontos de contacto centrais para os cidadãos.
O Administrador Distrital Sven Herzberger enfatizou a enorme importância destes faróis na apresentação em Lübben. Aqui, os cidadãos em situações de emergência podem receber informações sobre a situação atual, primeiros socorros, água potável e opções de preparação de alimentos, bem como opções de carregamento de dispositivos de comunicação. Os faróis não são apenas ajudas práticas, mas também “ilhas de calor temporárias” que ajudam a comunidade a manter-se unida em tempos frios.
Locais e equipamentos dos faróis
Os faróis serão colocados em vários locais importantes, incluindo:
- Lübben: Mehrzweckhalle “Blaues Wunder”
- Bestensee: Landkost-Arena
- Eichwalde: Radeland-Halle
- Königs Wusterhausen: Paul-Dinter-Halle, Rathaus
- Schulzendorf: Mehrzweckhalle Schulzendorf
- Wildau: Volkshaus Wildau
- Zeuthen: Grundschule am Wald
- Heidesee: Turnhalle Grundschule Friedersdorf
- Golßen: Turnhalle Golßen
- Schönwald: Verwaltung Schönwalde
- Heideblick: Grundschule Walddrehna
- Luckau: Oberschule “An der Schanze”
- Märkische Heide: Grundschule Gröditsch
- Mittenwalde: Mehrzweckhalle Mittenwalde
- Lieberose: Turnhalle Lieberose, Verwaltung Straupitz
- Teupitz: mobile Abrollbehälter-Lösung
- Schönefeld: Turnhalle Schönefeld, Mehrzweckhalle Schönefeld
No total, os custos deste importante projecto ascendem a cerca de 2,6 milhões de euros, financiados por fundos do estado de Brandemburgo. A fim de garantir que os faróis possam funcionar de forma eficaz, foram feitos acordos contratuais para o estabelecimento e utilização dos faróis com os municípios envolvidos. Ter em conta as necessidades das pessoas com deficiência também é uma preocupação fundamental quando se trata de equipamentos.
Importância dos faróis da proteção civil
O conceito de faróis de proteção contra desastres, carinhosamente conhecidos como “KatLighthouses”, foi desenvolvido para oferecer à população um local seguro para onde ir em situações de crise. Perante um corte de energia generalizado que poderia perturbar significativamente os estilos de vida modernos, estes faróis desempenham um papel crítico na preparação para emergências. O chefe dos bombeiros distritais, Christian Liebe, também deixou claro que os faróis oferecem um apoio valioso, mas não podem substituir as precauções pessoais. Todos devem cuidar de si e de suas famílias.
Informações adicionais sobre preparação para emergências podem ser encontradas na seção “Alarme de Desastres!” folheto. do Escritório Federal de Proteção Civil e Assistência em Desastres pode ser lido. Contém recomendações úteis e listas de verificação para diversas situações de emergência, bem como dicas importantes para planejamento pessoal de emergência. Por exemplo, é aconselhável planear fornecimentos suficientes para pelo menos dez dias – com um fornecimento mínimo de três dias.
Os faróis não representam apenas uma ajuda prática em tempos de crise, mas também uma âncora social para a comunidade. Se forem concebidos para serem amigos dos cidadãos e ancorados de forma sustentável, podem dar um contributo significativo para a segurança e o fortalecimento da população civil. Cada membro da comunidade deve estar ativamente envolvido e aproveitar as diversas oportunidades que estas novas instalações oferecem. Porque, em última análise, trata-se da nossa segurança e do bem-estar de todos.