Raid em Nauen: 400 quilos de drogas apreendidos em laboratório secreto!
Em Havelland, foram apreendidos 400 kg de drogas num laboratório em Nauen. Dois suspeitos são suspeitos de agir.

Raid em Nauen: 400 quilos de drogas apreendidos em laboratório secreto!
Em Nauen, uma cidade não muito longe de Berlim, os investigadores descobriram um laboratório de drogas que é provavelmente maior do que se pensava inicialmente. A polícia está no local há dias para fazer uma busca completa no laboratório, que foi descoberto na quarta-feira. Até agora, foram apreendidos 400 quilogramas de anfetaminas ilegais, incluindo produtos químicos perigosos para a produção de drogas. Os medicamentos, destinados principalmente ao mercado de Berlim, poderão estar presentes em quantidades ainda maiores, conforme confirmou o chefe de operações. Os investigadores podem precisar encontrar doses e substâncias adicionais armazenadas no pavilhão industrial. Relatórios RBB24.
As gamas de medicamentos incluem nomeadamente 3-CMC e 4-CMC, também conhecida como mefedrona. Conforme suspeita a polícia, dois homens de 50 e 41 anos são suspeitos de traficar essas drogas em uma gangue. Ambos estão agora sob custódia. Tendo em conta os perigos representados pelos produtos químicos, os investigadores trabalham em estreita colaboração com a protecção civil, os bombeiros e os químicos e usam vestuário de protecção especial enquanto trabalham no laboratório.
Aumento do crime relacionado com drogas na Alemanha
Os acontecimentos em Nauen fazem parte de uma tendência preocupante. Segundo a Polícia Criminal Federal (BKA), foram registrados mais de 346 mil crimes relacionados a drogas em 2023, o que corresponde a um aumento de 1,8% em relação ao ano anterior. O tráfico de drogas, em particular, está em franca expansão, com um aumento de 6,0% nos crimes de tráfico. Os delitos de cocaína também atingiram um novo recorde, com um aumento de 27,4%. A quantidade de cocaína apreendida duplicou, atingindo cerca de 43 toneladas em 2023, em comparação com apenas 20 toneladas dois anos antes. BKA informa.
A cannabis continua a ser a droga mais comum, embora as drogas sintéticas, como a anfetamina e o ecstasy, também sejam populares. No ano passado, as autoridades apreenderam quase 2.000 quilogramas de anfetaminas e mais de 1,1 milhões de comprimidos de ecstasy. Houve também um aumento alarmante nas mortes relacionadas com o consumo de drogas, que aumentaram 11,9%, para 2.227 casos. As intoxicações mistas, em particular, aumentaram, realçando a necessidade de uma abordagem abrangente para combater a criminalidade relacionada com a droga.
Os acontecimentos em Nauen mostram mais uma vez que a criminalidade relacionada com a droga é um problema grave com que as autoridades de segurança têm cada vez mais de lidar. Para contrariar esta situação, a cooperação entre as autoridades de segurança nacionais e europeias é essencial para desmantelar estas estruturas criminosas.