Obras-primas da arte barroca regressam ao Palácio Novo após 30 anos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 16 de julho de 2025, a Galeria Superior do Novo Palais Potsdam foi inaugurada após 30 anos e exibe importantes obras de arte barroca.

Am 16.07.2025 öffnete die Obere Galerie im Neuen Palais Potsdam nach 30 Jahren und zeigt bedeutende barocke Kunstwerke.
Em 16 de julho de 2025, a Galeria Superior do Novo Palais Potsdam foi inaugurada após 30 anos e exibe importantes obras de arte barroca.

Obras-primas da arte barroca regressam ao Palácio Novo após 30 anos!

Em 16 de julho de 2025 finalmente chegou a hora: a Galeria Superior do Novo Palácio em Potsdam reabriu suas portas aos visitantes amantes da arte depois de mais de 30 anos. Com esta reabertura, cinco importantes obras de arte barroca ficarão acessíveis a um vasto público. A sala, antes intransitável ao público e fechada por problemas de estática, agora brilha com novo esplendor e chama a atenção com suas obras-primas italianas.

O núcleo da exposição são as pinturas restauradas de artistas renomados como Artemisia Gentileschi, Guido Reni e Luca Giordano. Estas obras-primas, especialmente as duas obras do versátil pintor Gentileschi, oferecem uma visão emocionante da arte da era barroca. Suas pinturas “Bate-Seba no Banho” de 1635-45 e “Lucrécia e Tarquínio” de 1627-1630 são apenas alguns destaques que agora finalmente adornam as paredes da galeria. Foi uma tarefa complexa colocar os originais que Frederico, o Grande, instalou nos painéis da parede de volta ao seu lugar em 1768.

Restauração e financiamento

Nos últimos seis anos, muito empenho foi colocado na restauração das obras de arte. Vários restauradores e mais de 860 horas de trabalho estiveram envolvidos. Graças ao financiamento de fundações, incluindo a Fundação Rudolf-August Oetker, a extensa restauração, que foi concluída em 2023, foi realizada. O tratamento minucioso das imagens incluiu técnicas de limpeza e retoque, bem como o cuidadoso restauro das molduras, decoradas com finas folhas de ouro.

A medida de proteção do piso representou o segundo grande desafio, uma vez que o histórico piso de parquet não pode ser pisado. Em vez disso, foi instalada uma estrutura de ponte que permite aos visitantes admirar as obras de arte a uma certa distância. A Galeria Superior continua assim a ser uma entrada gratuita para os tesouros do Parque Sanssouci, que permaneceram intocados durante as obras de renovação.

Informações do visitante

A galeria está aberta diariamente de abril a outubro, de quarta a segunda, das 10h às 17h30. e de novembro a março até às 16h30. Por uma entrada de 14 euros (redução de 10 euros), os amantes da arte podem admirar o esplendor barroco à vontade. Para os mais curiosos, existe também informação adicional aprofundada sobre a galeria e as obras expostas na aplicação SPSG “SANSSOUCI”.

A reabertura da Galeria Superior não é apenas uma alegria para os amantes da arte, mas também um pequeno evento histórico-cultural, como afirmou com propriedade o Ministro de Estado da Cultura, Wolfram Weimer. Este regresso das obras-primas barrocas, que desempenharam um papel importante na paisagem artística sob Frederico, o Grande, traz uma lufada de ar fresco aos pontos turísticos regionais e certamente atrairá muitos visitantes interessados ​​aos magníficos locais de Brandemburgo.

Resta, portanto, esperar que a galeria com as suas preciosas obras de arte não só desperte velhas memórias, mas também atraia novos amantes da arte e da cultura. Porque as obras-primas do barroco definitivamente merecem estar novamente em destaque.

Para informações mais detalhadas sobre a exposição e as obras de arte, os interessados ​​deverão dirigir-se às plataformas do Tagesschau e do [SPSG]. Além disso, Restauration Kunst Art oferece insights interessantes sobre os detalhes técnicos da restauração de arte.