Cancelamentos de trem em Brandemburgo: os passageiros precisam se preparar para as restrições!
As obras causarão restrições ao tráfego ferroviário regional em Oberhavel a partir de novembro de 2025. Informe-se sobre as rotas afetadas e os ônibus substitutos.

Cancelamentos de trem em Brandemburgo: os passageiros precisam se preparar para as restrições!
O tráfego ferroviário regional na região em torno de Oberhavel e Ostprignitz-Ruppin será em breve afetado por extensos trabalhos de construção. As cadeias retalhistas e os passageiros devem preparar-se para várias restrições que afectam quase todas as linhas importantes.
Como Moz.de relatado, as linhas ferroviárias afetadas são RE2, RE5, RE6, RE85, RB12, RB20, RB32 e RB55. Em particular, o RE5 não irá mais parar em Berlim-Südkreuz até 13 de dezembro. Os pontos de transferência para noroeste e a ausência temporária de algumas paradas tornam a viagem uma pequena aventura para muitos passageiros.
As obras são necessárias para modernizar a ferrovia de Dresden e renovar completamente a rota entre Hamburgo e Berlim. A partir do dia 3 de novembro, a RB55 voltará a funcionar de hora em hora, o que proporcionará um leve alívio aos viajantes. Ônibus substitutos também são usados em várias rotas, como entre Neuruppin e Kremmen e na RB12 entre Zehdenick e Ostkreuz. No entanto, deve-se notar que bicicletas, cadeiras de rodas e carrinhos de bebê só podem ser transportados nos ônibus substitutos de forma limitada.
Informações detalhadas sobre as linhas ferroviárias
Vamos dar uma olhada mais de perto nas linhas individuais:
- RE2 (Hennigsdorf-Cottbus): Ausfälle in den späten Abendstunden und morgens, insbesondere am 3. November um 4.33 Uhr.
- RE5 (Rostock/Stralsund-Oranienburg-Berlin): Ausfälle zwischen 6. und 8. November ab 21.40 Uhr sowie Umleitungen am 14. November.
- RE6 (Perleberg-Neuruppin-Oranienburg-Berlin): Ab dem 3. November kein Service zwischen Neuruppin und Kremmen während der Abende.
- RB55: Ab 3. November regelmäßige Verbindungen zwischen Kremmen und Hennigsdorf.
- RE85, RB12 und RB20: Auch hier gibt es wiederkehrende Ausfälle und notwendige Umleitungen, die in den kommenden Wochen anstehen.
O caminho para o futuro
Contudo, os desafios no transporte público local vão além dos locais de construção regionais. Alto VDV, associação responsável pelos transportes públicos locais, o número de passageiros nos transportes públicos está a aumentar novamente após diminuir devido à pandemia corona. 2023 foi o ano em que cerca de 26 milhões de passageiros viajaram de autocarro e comboio todos os dias – o que corresponde a 18 milhões de viagens de carro! O que é particularmente entusiasmante é o facto de a transição da mobilidade também contribuir significativamente para a poupança de gases com efeito de estufa e de a indústria oferecer um total de mais de 1,7 milhões de oportunidades de emprego.
Resta saber quanto tempo durarão as obras, mas os benefícios para o futuro e a mobilidade sustentável não podem ser ignorados. É hora de um pouco de paciência e talvez um ou dois desvios, queridos passageiros!