Dia de alerta nacional: como se preparar para emergências!
O dia de alerta nacional acontecerá no dia 11 de setembro de 2025 para preparar a população para situações de crise.

Dia de alerta nacional: como se preparar para emergências!
Na quinta-feira, 11 de setembro de 2025, será realizado um teste nacional dos sistemas de alerta Dia de alerta nacional é conhecido. A partir das 11h, o alerta de teste será acionado através do sistema “Cell Broadcast” antes da liberação total, às 11h45. Esta é a quinta vez que este importante evento é realizado, que visa preparar a população para crises e desastres.
A iniciativa é organizada pela Secretaria Federal de Proteção Civil e Assistência em Desastres (BBK) em cooperação com os ministérios do Interior dos estados federais e as autoridades de controle de desastres dos municípios. Os métodos de alerta são variados: celulares em áreas de perigo recebem mensagens de alerta, sirenes soam com tom de uivo crescente e decrescente e também são utilizados aplicativos de alerta como Nina, rádio, televisão, painéis digitais e mídias sociais. É importante observar que este é um teste e não representa nenhum perigo real.
Foco em escolas e faróis de socorro em desastres
Particularmente no distrito de Prignitz, o foco está em alertar as escolas. Em Neuruppin, o farol de controle de desastres no Karl-Friedrich-Schinkel-Gymnasium está aberto das 15h às 17h. às 18h e durante Dias de teste e informação no Novo Castelo Freyenstein das 10h às 18h. Esses faróis de prevenção de desastres não oferecem apenas proteção, mas também primeiros socorros, água potável e opções de comunicação. Há um total de 18 desses faróis no distrito de Ostprignitz-Ruppin, dos quais Neuruppin tem três.
Nos últimos anos, o foco na proteção civil aumentou. Num contexto de tempestades, guerras e outras crises, enfatizou Ministro da Defesa Federal, Boris Pistorius que a Alemanha deve estar “pronta para a guerra” em cinco anos. Estão a ser investidos milhares de milhões de euros na defesa para este fim. No entanto, existe uma escassez significativa de sirenes funcionais que deveriam ser utilizadas para alertar o público. Muitos sistemas de alerta foram desmantelados após a Guerra Fria e, em Berlim, em particular, apenas cerca de 50% das 450 sirenes planeadas estão operacionais.
Prepare-se para emergências
Como parte destes desenvolvimentos, o BBK oferece inúmeras recomendações para melhor proteger os cidadãos em emergências. Isto inclui estocar suprimentos para dez dias, que devem incluir água, fontes de luz, alimentos e medicamentos essenciais. O dinheiro também deve ser mantido em mãos para poder reagir melhor a situações imprevistas. Os cursos de EHSH (primeiros socorros com conteúdo de autoproteção) também visam promover a autoajuda entre a população, embora o seu futuro seja incerto face aos desafios.
Estas medidas para aumentar a segurança e preparar-se para crises são cruciais para aumentar a confiança do público nos sistemas de alerta e garantir que todos estejam bem informados e preparados em caso de emergência.