Promotor público interrompe investigações sobre slogans extremistas de direita em Bötzow

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Ministério Público parou de investigar slogans extremistas de direita em Bötzow, apesar de relatos de testemunhas e vídeos.

Die Staatsanwaltschaft stellte Ermittlungen zu rechtsextremen Parolen in Bötzow ein, trotz Zeugenberichten und Videos.
O Ministério Público parou de investigar slogans extremistas de direita em Bötzow, apesar de relatos de testemunhas e vídeos.

Promotor público interrompe investigações sobre slogans extremistas de direita em Bötzow

Nas últimas semanas, as reportagens sobre incidentes de extremistas de direita na Alemanha aumentaram de intensidade. Um incidente particularmente chocante ocorreu no Dia do Homem de 2024, quando cerca de uma dúzia de pessoas em Bötzow circulavam numa carruagem vestindo tops pretos. Este grupo gritou o slogan “Alemanha para os alemães, fora estrangeiros!”, o que causou consternação entre os residentes locais. Um jovem filmou esta cena e enviou o vídeo para o MAZ.

A polícia e a segurança do Estado iniciaram então as investigações e encaminharam o caso ao Ministério Público. No entanto, isso interrompeu o processo porque não havia suspeita suficiente. Esta é uma decisão que se enquadra no artigo 170, parágrafo 2, do Código de Processo Penal (StPO). Apesar da maioria dos relatos de testemunhas oculares e do vídeo disponível, nenhuma evidência suficiente de um crime foi encontrada. Segundo relatos, o Kremser permaneceu imperturbado enquanto passava pela Marwitzer Strasse, e muitos vizinhos não intervieram.

Incidentes semelhantes em outras regiões

Mas o incidente em Bötzow não é o único que aqueceu os ânimos. Investigações semelhantes também foram encerradas em Flensburg devido a gritos de extremistas de direita num bar em Sylt. Lá, os quatro jovens envolvidos entoaram a frase “Fora os estrangeiros, Alemanha para os alemães” ao som de uma canção conhecida. Também aqui o Ministério Público decidiu que não era possível provar nenhum crime de sedição suficiente. Embora as declarações mostrassem reservas em relação aos estrangeiros, não houve provas de desrespeito agressivo ou hostilidade aberta. Foi aplicada uma multa de 2.500 euros a uma organização sem fins lucrativos contra apenas uma das quatro pessoas envolvidas. Esse tratamento está causando muita indignação pública, especialmente depois que um vídeo do incidente se tornou viral.

A situação em Bötzow e os acontecimentos em Sylt lançaram luz sobre um problema maior na Alemanha. Continuam a surgir relatos de declarações racistas e incidentes de extremistas de direita. Embora as autoridades trabalhem para esclarecer a questão, permanece a questão de saber como estas tensões sociais podem ser ainda mais reduzidas. Após o incidente, ainda havia calma no bairro de Bötzow e as festas da aldeia ocorreram sem tumultos notáveis. No entanto, existe um sentimento de insegurança, mesmo que nem todos os moradores tenham tido coragem de se defender dos slogans.