Berlim e Brandemburgo: boom populacional em 2024 apesar do declínio!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Brandemburgo registará imigração em 2024, mas o distrito de Oder-Spree apresenta uma perda de migração interna. Estatísticas e desenvolvimentos atuais.

Brandenburg verzeichnet 2024 Zuzüge, doch Landkreis Oder-Spree zeigt einen Binnenwanderungsverlust. Aktuelle Statistiken und Entwicklungen.
Brandemburgo registará imigração em 2024, mas o distrito de Oder-Spree apresenta uma perda de migração interna. Estatísticas e desenvolvimentos atuais.

Berlim e Brandemburgo: boom populacional em 2024 apesar do declínio!

As actuais estatísticas de migração mostram que Berlim e Brandemburgo registaram um aumento considerável da população no ano passado. De acordo com o Jornal Borken Em 2024, mais pessoas se mudarão para os dois estados federais do que deles. Para Berlim, em particular, há um ganho migratório de mais de 27.000 pessoas, que se baseia exclusivamente na imigração do estrangeiro.

Brandenburg também pode ostentar um resultado positivo. Mais de 22 mil pessoas buscaram fortuna aqui em 2024, registrando-se chegadas do exterior e também da própria capital. No entanto, se compararmos os números com o ano anterior, verifica-se um certo declínio na dinâmica migratória: Brandemburgo registou um aumento de 29.786 pessoas em 2023, enquanto em 2024 eram apenas 22.629.

Os bairros de Berlim em foco

O quadro em Berlim é semelhante: enquanto 32.765 pessoas vieram para a cidade em 2023, este número caiu para 27.107 em 2024. É interessante que nove dos doze distritos de Berlim registaram um influxo. A popularidade de Reinickendorf foi particularmente alta, onde foram contados 16.264 novos residentes. No meio destas regiões de crescimento, no entanto, havia também distritos com um saldo migratório negativo, como Mitte, Friedrichshain-Kreuzberg e Neukölln, onde os residentes existentes tendiam a migrar para as zonas periféricas da cidade.

O influxo em Berlim desenvolveu-se de forma bastante diferente. Reinickendorf e Mitte foram os pioneiros, seguidos por outros distritos. A situação é igualmente positiva para a área de Berlim, onde quase todos os distritos conseguiram registar ganhos. A única excepção é o distrito de Oder-Spree, que enfrenta uma perda de migração interna de 4.795 pessoas.

Requerentes de asilo e imigrantes de Brandemburgo

O que também se destaca em Brandemburgo é o centro central de acolhimento de requerentes de asilo em Eisenhüttenstadt, que faz parte do processo de migração. No entanto, houve uma pequena diminuição de Potsdam, pois 376 pessoas migraram para outros distritos de Brandemburgo.

As estatísticas de migração não são novidade. O saldo migratório tem sido registado e atualizado regularmente desde 2010, como pode ser visto em Statista. As entradas e saídas serão documentadas detalhadamente até 2024, e as flutuações em determinados distritos são sempre de interesse. A partir de 2025, a Secretaria Federal de Estatística utilizará o método cell key para manter os dados em sigilo, técnica inovadora que corresponde a pequenas alterações no número de casos.

Será realmente emocionante ver como se desenvolverão os movimentos migratórios em Berlim e Brandemburgo. As grandes cidades ainda têm muito apelo e parece que a população dos centros urbanos é muito popular. Se a tendência se mantiver, tanto Berlim como Brandeburgo poderão registar um desenvolvimento muito dinâmico - do qual toda a região poderá beneficiar, bem como Autoridade de Estatística da região sugere.