Perigo da gripe aviária: ganso de Natal em perigo na Alemanha!
Ostprignitz-Ruppin alerta para aumentos de preços devido à gripe aviária, que está sobrecarregando a indústria avícola alemã.

Perigo da gripe aviária: ganso de Natal em perigo na Alemanha!
Nas últimas semanas, a gripe aviária espalhou-se rapidamente na Alemanha e as consequências para a indústria avícola são graves. Mais de 200 mil animais, incluindo galinhas, gansos, patos e perus, já tiveram de ser mortos devido à doença. Numa fazenda em Baden-Württemberg, 15 mil animais morreram no dia 24 de outubro. A situação é vista por muitos como alarmante. A Associação Central da Indústria Avícola Alemã (ZDG) alerta urgentemente sobre possíveis gargalos no fornecimento de ovos e carne de aves se esse desenvolvimento continuar, relata Merkur.
O Ministro Federal da Agricultura, Alois Rainer, notou um rápido aumento nas infecções nos últimos dias. Segundo o Instituto Friedrich Loeffler (FLI), o risco da gripe aviária é atualmente classificado como “alto”. A situação do comércio internacional também está a tornar mais difícil o combate ao vírus, uma vez que outros países se recusam agora a importar produtos avícolas da Alemanha. Esta evolução poderá agravar possíveis carências, o que significa que a população terá em breve de se preocupar com alimentos importantes, como os gansos de Natal.
Sinais da crise
Hans-Peter Goldnick, presidente do ZDG, apela urgentemente a discussões sobre estratégias de vacinação e ajustes na legislação sobre doenças animais. “Assegurar as populações de aves é atualmente o objetivo principal para proteger a nossa indústria avícola”, enfatiza Goldnick. E por uma boa razão: com mais de 50 casos de infecção registados este mês e um aumento assustador no número de mortes entre aves migratórias, as empresas afectadas estão em grave perigo. Mais de 1.200 grous morreram no noroeste de Brandemburgo – um sinal claro de que a situação dos proprietários de animais está a tornar-se cada vez mais deprimente..
O administrador distrital Ralf Reinhardt de Ostprignitz-Ruppin já está falando sobre possíveis aumentos de preços se a propagação do vírus não puder ser contida o mais rápido possível. Ele não está sozinho nesta opinião. Os Verdes no Bundestag também consideram a propagação da gripe aviária como sintomática dos problemas da pecuária industrial e acusam a indústria de não levar suficientemente a sério os riscos para a saúde..
Perspectivas para a época de Natal
Apesar das previsões sombrias, também há um pouco de esperança: o ZDG deu hoje um sinal cauteloso sobre as aves de Natal. “O fornecimento de gansos de Natal ainda está seguro”, disse um porta-voz da associação. Mas esta continua a ser uma situação frágil que precisa de ser acompanhada de perto..
A gripe aviária não representa apenas uma enorme ameaça para as aves, mas também para a existência económica de muitas empresas. Os avicultores afetados queixam-se das grandes perdas e do impacto chocante nas suas vidas diárias. Christa Kühn, presidente da FLI, enfatiza a importância de medidas de segurança rigorosas por parte dos avicultores para que a propagação do vírus possa ser interrompida. Porque não são apenas os animais que são afetados – as pessoas que trabalham nesta indústria também enfrentam enormes desafios.
As próximas semanas mostrarão se a política e a agricultura podem tomar as medidas necessárias para controlar esta crise. O tempo está correndo e o alívio da situação é mais necessário do que nunca.