Onda de gripe aviária: estábulo obrigatório para aves no distrito de Märkisches!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Estábulos obrigatórios em Potsdam-Mittelmark devido à gripe aviária: medidas atuais e situação inicial dos avicultores a partir de novembro de 2025.

Stallpflicht in Potsdam-Mittelmark wegen Vogelgrippe: Aktuelle Maßnahmen und Ausgangslage für Geflügelhalter ab November 2025.
Estábulos obrigatórios em Potsdam-Mittelmark devido à gripe aviária: medidas atuais e situação inicial dos avicultores a partir de novembro de 2025.

Onda de gripe aviária: estábulo obrigatório para aves no distrito de Märkisches!

Nos últimos dias, foram tomadas medidas para combater a gripe aviária em vários distritos da Alemanha. As regiões de Märkisch-Oderland e Oberhavel são particularmente afetadas, onde os avicultores comerciais são obrigados a manter estábulos. Alto TopAgrar As aves e aves devem ser mantidas em estábulos fechados ou sob dispositivos de proteção especiais. Embora os proprietários privados não sejam afectados por estes regulamentos, a propagação do vírus altamente patogénico H5N1 apresenta desenvolvimentos claramente alarmantes.

A gripe aviária irá espalhar-se precoce e intensamente no outono de 2025. Vários surtos já tinham sido registados na Alemanha entre o início de setembro e meados de outubro. Casos como este estão a aumentar, especialmente nos estados federais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Baixa Saxónia e Brandemburgo RND relatado. Mais de 500 mil aves domésticas e selvagens já tiveram de ser mortas para evitar que o vírus se propagasse ainda mais.

Obrigação estável e medidas de segurança

Em vários distritos, incluindo a cidade de Cottbus e Spree-Neiße, um requisito estável para todos os avicultores entrará em vigor a partir da próxima quarta-feira. Tal regulamento também será introduzido no distrito de Teltow-Fläming a partir da mesma data. O requisito de estabilidade é necessário devido à detecção da cepa H5N1 em aves selvagens na região, razão pela qual é altamente recomendável manter as aves sob dispositivos à prova de aves selvagens.

A transmissão típica do H5N1 ocorre através do contato direto ou indireto com aves selvagens, especialmente aves aquáticas. A doença pode levar a surtos graves, mesmo em populações pequenas. Os sinais de doença incluem apatia, recusa em comer, febre alta e descoloração da pele. Caso haja alguma suspeita, os proprietários devem informar imediatamente o consultório veterinário, bem como a obrigação de comunicar quando surgirem os primeiros sintomas. A violação do requisito estável pode custar até 30.000 euros.

As exposições e mercados de aves estão atualmente suspensos e os eventos que envolvam aves estão inicialmente proibidos por 30 dias. A situação atual exige que os avicultores tomem precauções de segurança para proteger os seus rebanhos. Isto inclui evitar o contacto com aves selvagens, armazenar alimentos de forma segura e usar roupas de proteção. De acordo com isso RND A infecção de animais de estimação é rara, mas não impossível.

É fundamental que os afetados estejam sempre atentos às informações sobre a gripe aviária. O Instituto Friedrich Loeffler oferece informações e conselhos suficientes para medidas práticas nestes tempos difíceis. A luta contra a gripe aviária continuará e os proprietários são aconselhados a manter a vigilância e as medidas preventivas.