FH Potsdam brilha no ranking de igualdade: lugar no TOP 20!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam alcançou o primeiro lugar no ranking universitário CEWS de 2025 em termos de proporção de mulheres em cátedras e promove a igualdade.

Die FH Potsdam erreicht im CEWS-Hochschulranking 2025 Spitzenplatz beim Frauenanteil an Professuren und fördert Gleichstellung.
A Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam alcançou o primeiro lugar no ranking universitário CEWS de 2025 em termos de proporção de mulheres em cátedras e promove a igualdade.

FH Potsdam brilha no ranking de igualdade: lugar no TOP 20!

A Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam alcançou um lugar notável entre o TOP 20 de 148 universidades de ciências aplicadas e universidades de ciências aplicadas no ranking universitário de 2025 para aspectos de igualdade de gênero do CEWS (Centro de Competência para Mulheres em Ciência e Pesquisa). Com uma proporção de mulheres de 43,16% em cátedras, a Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam conseguiu registrar um sucesso considerável nesta classificação Diário da Cidade relatado.

Na classificação geral, a universidade de ciências aplicadas colocou-se no grupo 2 de um total de 8 grupos. Isto mostra a crescente importância das questões de igualdade no sector do ensino superior. Com 33,04 por cento, Brandemburgo tem a segunda maior proporção de mulheres em cátedras na Alemanha, apenas Berlim está acima deste valor. Em fevereiro de 2025, a FH Potsdam também teve o prazer de receber uma distinção no âmbito do Programa de Professores 2030.

Metodologia de classificação e avaliação

O ranking atual avalia um total de 307 universidades e é baseado em dados de 2023. As áreas avaliadas incluem o número de estudantes, doutoramentos, habilitações académicas após o doutoramento e corpo docente incluindo cátedras. Particularmente através do modelo em cascata, que analisa a proporção de estudantes do sexo feminino e a proporção de mulheres que fazem doutoramento em grupos temáticos relevantes, oferece insights complexos sobre a situação da igualdade. GESIS salienta que a metodologia de atribuição das universidades a grupos de classificação foi fundamentalmente revista, a fim de garantir a garantia da qualidade para a igualdade nas universidades.

A classificação CEWS é publicada de dois em dois anos e constitui uma orientação importante para a política de igualdade nas universidades. Embora o FH Potsdam tenha alcançado resultados brilhantes, o contexto global mostra que a questão da igualdade ainda apresenta uma série de desafios. Uma análise de outras classificações deixa claro que o panorama universitário na Alemanha varia muito de região para região. Berlim e Bremen estão claramente na liderança, seguidos por Hamburgo Pesquisa e ensino pode ser removido.

Tendências e desafios atuais

Embora a participação de género nas universidades tenha aumentado, ainda existem riscos de regressão. Entre 2001 e 2023, a proporção de mulheres em cátedras aumentou de 11% para 29%, mas o “Leaky Pipeline” mostra que a proporção de mulheres diminui com níveis de carreira mais elevados. A proporção de doutoramentos atribuídos a mulheres também aumentou de 33% para 46% durante o mesmo período. Isto torna os objectivos claros da classificação CEWS ainda mais importantes: fornecer incentivos para estratégias de igualdade sustentáveis ​​e manter a dinâmica.

Os resultados não são apenas uma confirmação dos esforços da FH Potsdam, mas também um sinal para outras universidades promoverem seriamente a igualdade. A variação significativa nos resultados, desde as melhores universidades, como a Hertie School, em Berlim, até às últimas, mostra claramente quanta acção ainda precisa de ser tomada na política de ensino superior. A distinção entre as universidades também oferece oportunidades de inspiração mútua e troca de experiências quando se trata de igualdade.